O Pix revolucionou as movimentações bancárias e já se tornou muito popular em todo o país. Por meio de chaves especiais, é possível fazer transferências instantâneas sem custo para qualquer banco. Mas e se o Pix for enviado errado?
- Caixa Tem: empréstimos de até R$ 1 mil são liberados para novos grupos
- Preço médio da gasolina apresenta nova alta; confira tabela atualizada
De acordo com o Banco Central (BC), não é possível reverter ou cancelar esse tipo de transação se ela já tiver sido confirmada e efetuada. Ao realizar a transferência instantânea, há um aviso informando que ela não poderá ser desfeita.
Sendo assim, antes de confirmar o envio do dinheiro, verifique se todas as informações do destinatário estão corretas. No entanto, se acontecer o Pix errado, existem algumas dicas que podem ser bastante úteis na hora de tentar reaver o valor.
Pix enviado errado: o que fazer?
Se você conhecer ou tiver o contato da pessoa para quem o Pix foi feito errado, é possível pedir para ela estornar o dinheiro. Peça que o correntista entre no app do banco e encontre a função “Devolver valor”.
Assim como a transferência foi instantânea, a devolução também é. Entretanto, se você não conhecer a pessoa que recebeu a quantia, a dica é verificar a chave-Pix. Se for CPF, telefone ou e-mail, você poderá fazer uma pesquisa e identificar o cidadão.
Já no caso de ser uma chave aleatória, o procedimento é um pouco mais difícil. Nessa situação, o ideal é você entrar em contato com o banco que o destinatário do Pix errado é cliente. Essa informação você pode verificar no comprovante da transferência.
É importante ressaltar que, mesmo falando com a instituição financeira, isso não significa que você receberá seu dinheiro de volta. Por isso, fique sempre atento na hora de fazer uma transferência bancária.