Os beneficiários já receberam uma cota do lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Segundo informações da Caixa Econômica Federal, foram depositados aproximadamente R$ 8,13 bilhões do lucro líquido, correspondendo a 96% dos ganhos obtidos pelo fundo em 2020.
- Uber oferta 75 vagas de emprego; confira cargos e como concorrer
- Centauro abre mais de 240 vagas de emprego em suas lojas
O saque dos valores, no entanto, não poderá ser realizado de forma indiscriminada, pois deverá seguir as situações que são previstas em lei.
Lucro FGTS: verifique o seu saldo
Você tem contas ativas ou inativas do FGTS? Então provavelmente deve ter recebido o valor proporcional ao saldo das suas contas. Para verificar o repasse, consulte um dos seguintes canais:
- Aplicativo do FGTS;
- Site da Caixa Econômica Federal;
- Internet Banking Caixa (para clientes do banco); ou
- Atendimento via telefone: 3004-1104 (nas capitais e em regiões metropolitanas) ou 0800-726-0104 (nas demais regiões).
Além das consultas em canais virtuais, os beneficiários do FGTS podem consultar o saldo no balcão de atendimento de uma agência da Caixa Econômica Federal. Nesses casos, no entanto, o interessado deve levar toda a documentação com a comprovação da sua identidade e os dados solicitados.
Quando fazer o saque do FGTS?
O saque do saldo do FGTS não pode ser realizado a qualquer momento, apenas em algumas circunstâncias previstas em lei. Por isso, apesar da disponibilização do lucro do FGTS, só será possível sacar os valores nos seguintes casos:
- Uso do dinheiro para comprar, liquidar ou amortizar valores referentes à casa própria;
- Aposentadoria.
- Demissão sem justa causa;
- Término de contrato temporário;
- Fechamento de empresa;
- Idade superior ou igual a 70 anos;
- Quem ficou três anos seguidos ou mais sem trabalhar com carteira assinada;
- Dentre outros.
Há uma situação, contudo, que permite realizar o resgate dos valores de forma anual, que é a modalidade saque-aniversário. Para isso, o beneficiário precisa selecionar a opção.