A Caixa Econômica Federal liberou uma nova forma de financiamento de imóveis para quem ainda não possui. Denominado de Habite Seguro, o programa é voltado para integrantes de instituições de segurança pública do país. Confira como funciona.
- Calendário INSS: benefício é pago hoje para novos grupos; veja datas
- Começa novo Feirão Serasa Limpa Nome, com oferta de auxílio dívida; saiba como participar
O Habite Seguro foi criado pelo governo federal por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ideia é que os subsídios tenham como origem recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Além disso, são previstas condições de taxas especiais para facilitar a compra dos imóveis.
Quem pode solicitar o Habite Seguro
Podem solicitar o habite seguro integrantes de instituições de segurança pública que sejam aposentados, reformados, estejam na reserva ou na ativa. São aceitas as seguintes instituições:
- Policiais (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Militar);
- Bombeiros militares de qualquer estado e do Distrito Federal;
- Agentes penitenciários, peritos e papiloscopistas desde que pertencentes aos institutos de criminalística oficiais, medicina legal e identificação, de acordo com a lei;
- Integrantes das guardas municipais, conforme prevê a lei.
A renda mensal deve ser no máximo de R$ 7 mil, sendo que a pessoa não pode ter imóvel próprio em seu nome.
Como solicitar o Habite Seguro
O Habite Seguro deve ser pedido em uma agência da Caixa ou em alguma unidade autorizada pelo banco. Lá, é preciso levar os documentos pessoais e informar que tipo de imóvel será financiado. Existem quatro opções:
- Imóveis representados pela Caixa;
- Imóveis novos ou usados de terceiros;
- Unidades de empreendimentos financiados na Caixa;
- Construção de imóvel individual por parte do interessado.
Vale lembrar que o prazo de pagamento é de até 35 anos, com taxas a partir de 3,35% ao ano. Os integrantes do Habite Seguro também serão introduzidos no programa Casa Verde e Amarela. Ou seja, os benefícios serão somados. Mais informações podem ser obtidas no site da Caixa.