Os condutores de todos os estados da federação têm, atualmente, na palma da mão, pela tela do celular, todos os dados necessários para quitar dívidas de veículos.
- Novo auxílio de R$ 550 entra em vigor; saiba quem pode solicitar
- Magazine Luiza abre inúmeras vagas de emprego em suas lojas
Além da Carteira Nacional de Habilitação, é possível acessar pelo celular o Certificado do Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) digital. Mais recentemente, o antigo “DUT” (Comprovante de Transferência de Propriedade) também foi disponibilizado digitalmente.
Dessa forma, além de ter acesso a dívidas atrasadas do seu veículo, o condutor ainda consegue receber alertas importantes de recall e até de multas cometidas. Da mesma forma, é possível ainda utilizar os aplicativos de alguns bancos, já credenciados com os governos estaduais, para quitar IPVA e outros impostos.
Como regularizar IPVA atrasado em 2021
Aliado ao que dissemos acima, vale lembrar que, com a pandemia, que eclodiu em abril de 2020, todos os estados brasileiros criaram formas de os condutores se manterem em dia com o IPVA, por meio do acesso às informações pela internet.
Até porque, se for pego numa “blitz” sem o IPVA pago, o condutor será multado com o valor equivalente a uma infração grave. O valor é de R$ 195,23 e, claro, ele acumulará 5 pontos na Carteira de Habilitação.
Cada estado tem uma modalidade de cobrança de IPVA, podendo, inclusive, ser parcelado. O que importa mesmo é não atrasar o pagamento, porque, nesses casos, incidirão multas diárias.
Confira o passo a passo para regularizar IPVA atrasado:
- Acesse o site do Detran do estado em que seu veículo estiver registrado. Insira o número da placa ou do RENAVAM, dependendo do sistema;
- Outra opção é acessar o aplicativo do banco que estiver credenciado para receber esse imposto. Por exemplo, na Bahia, o Banco do Brasil está credenciado e basta possuir uma conta corrente nesse banco para conseguir pagar. Quem não tem conta no banco credenciado, pode pedir a um amigo que possua. O sistema pede apenas que informe o número do RENAVAM;
- Ao entrar no site do Detran, emita um documento de arrecadação, ou seja, uma guia de pagamento;
- Se o IPVA atrasado se referir a anos anteriores, o melhor é entrar em contato, de preferência presencial, com o órgão de trânsito estadual (Detran, Ciretran, Secretaria de Fazenda ou órgão equivalente em sua cidade). Busque saber os valores e as formas de negociação.