Saiba como regularizar e atualizar seu CPF na Receita Federal

A atualização do CPF é necessária nos casos de dados incorretos ou pendência de entrega de declarações do Imposto de Renda.

O Cadastro de Pessoa Física, CPF, é um documento fundamental para todo cidadão brasileiro. Sua principal função é servir como uma identificação dos contribuintes da Receita Federal. Além disso, também garante o ingresso em quase todos os serviços essenciais, como conta bancária, participação em concursos públicos e recebimento de benefícios. Mas o que fazer quando o CPF não está regular?

continua depois da publicidade

A priori, devemos entender que nem sempre o CPF encontra-se suspenso ou cancelado por dívidas contraídas no comércio. Um CPF pode se tornar irregular por causa de dados cadastrais ou problemas com a contribuição na RF. A procura pela regularização tem se tornado cada vez mais constante para aqueles que buscam benefícios do governo ou empréstimos.

Como consultar CPF

O processo de consulta é muito rápido e pode ser feito através do site da RF. Basta informar os 11 dígitos do CPF e data de nascimento. Na sequência, será necessário clicar em “Não sou um robô” e em “Consultar”. Na próxima tela, aparecerá os dados do seu CPF  e a situação cadastral. Caso esteja tudo normal, aparecerá “Regular”.

Quando tem alguma alteração, geralmente, aparece suspenso e aí surge a necessidade de regularização ou atualização, principalmente nos casos de erros cadastrais.

continua depois da publicidade

Atualizar CPF na Receita Federal

A atualização é necessária nos casos de dados incorretos ou pendência de entrega de declarações do IR. Caso seja por falta da entrega de alguma declaração, a solução é fazer o procedimento necessário. Basta entrar no portal e-CAC e averiguar qual declaração está pendente de entrega.

Sempre é recomendado procurar um profissional de contabilidade que possa agilizar esse processo de forma eficaz. O seu CPF será regularizado automaticamente assim que as informações forem incluídas no sistema.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade