O Cadastro de Pessoa Física, CPF, é um documento fundamental para todo cidadão brasileiro. Sua principal função é servir como uma identificação dos contribuintes da Receita Federal. Além disso, também garante o ingresso em quase todos os serviços essenciais, como conta bancária, participação em concursos públicos e recebimento de benefícios. Mas o que fazer quando o CPF não está regular?
- Magalu libera vagas de emprego para diversas áreas e carreiras
- Caixa oferece até R$ 100 mil em crédito para pessoas negativadas
A priori, devemos entender que nem sempre o CPF encontra-se suspenso ou cancelado por dívidas contraídas no comércio. Um CPF pode se tornar irregular por causa de dados cadastrais ou problemas com a contribuição na RF. A procura pela regularização tem se tornado cada vez mais constante para aqueles que buscam benefícios do governo ou empréstimos.
Como consultar CPF
O processo de consulta é muito rápido e pode ser feito através do site da RF. Basta informar os 11 dígitos do CPF e data de nascimento. Na sequência, será necessário clicar em “Não sou um robô” e em “Consultar”. Na próxima tela, aparecerá os dados do seu CPF e a situação cadastral. Caso esteja tudo normal, aparecerá “Regular”.
Quando tem alguma alteração, geralmente, aparece suspenso e aí surge a necessidade de regularização ou atualização, principalmente nos casos de erros cadastrais.
Atualizar CPF na Receita Federal
A atualização é necessária nos casos de dados incorretos ou pendência de entrega de declarações do IR. Caso seja por falta da entrega de alguma declaração, a solução é fazer o procedimento necessário. Basta entrar no portal e-CAC e averiguar qual declaração está pendente de entrega.
Sempre é recomendado procurar um profissional de contabilidade que possa agilizar esse processo de forma eficaz. O seu CPF será regularizado automaticamente assim que as informações forem incluídas no sistema.