Concurso Receita Federal: 699 vagas efetivas podem ser aprovadas em breve; entenda

Com os trâmites do concurso Receita Federal em andamento, é possível que o edital seja publicado ainda este ano. As nomeações devem acontecer em 2022.

O concurso Receita Federal (RF) deu mais um passo a caminho da aprovação e segue tramitando. A expectativa é de que sejam autorizadas 699 vagas imediatas para os cargos de Auditor-Fiscal e de Analista-Tributário, ambos de nível superior.

continua depois da publicidade

De acordo com a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Denize Canedo, o certame já possui comissão organizadora. Depois que o órgão receber o aval do Ministério da Economia (ME), a próxima etapa é contratar a banca organizadora.

Concurso Receita Federal pode ter etapas em 2022

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2022 prevê autorização de mais de 66 mil vagas para o Poder Executivo Federal. Contudo, não foram confirmados quais órgãos serão beneficiados. Um deles pode ser a RF.

Leia também

A ideia inicial era de que o concurso Receita Federal fosse realizado e finalizado ainda em 2021. Para tanto, o edital deveria ter sido lançado até o dia 07 de julho. Depois disso, a previsão era de que o documento seria publicado neste mês de setembro.

continua depois da publicidade

Com os trâmites do certame em andamento, é possível que isso aconteça e as contratações sejam firmadas no próximo ano. No entanto, a RF ainda não recebeu o aval para liberar as vagas. Mesmo assim, os concurseiros devem manter os estudos em dia.

RF está com déficit de 22 mil servidores

O último pedido para realização de concurso Receita Federal foi de 3.360 vagas efetivas, mas acabou sendo negado. Com a redução no número de oportunidades em 2021, há uma maior chance de que o ME autorize.

continua depois da publicidade

Nos últimos anos, a RF vêm sofrendo com a diminuição de pessoal fixo. O órgão tem, atualmente, 22 mil vacâncias e esse número tende a crescer com possíveis aposentadorias. De acordo com o SindReceita, se um novo edital não for lançado, unidades poderão ser fechadas em todo o Brasil.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade