Concurso INSS: o que ainda falta para o lançamento do edital com 7,5 mil vagas? 

Concurso INSS já definiu quantidade de vagas. No entanto, alguns detalhes ainda impedem liberação do novo edital. 

Milhares de concurseiros no Brasil já começaram a estudar, mas ainda esperam pela confirmação do novo certame do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O concurso INSS, aos poucos, vem ganhando forma e novidades estão surgindo com o passar do tempo. Afinal, o que falta para o lançamento do edital com 7,5 mil vagas? 

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o último concurso INSS foi realizado em 2015 e contou com 950 vagas, tendo sido organizado pelo Cebraspe. De lá para cá, milhares de servidores públicos se afastaram ou aposentaram, abrindo um grande número de vagas a serem preenchidas. 

O que falta para o edital do concurso INSS sair? 

Atualmente, o concurso INSS está na fase de estudos de viabilidade. Por enquanto foi definido que o INSS, caso realize o certame, terá 7,5 mil novos servidores. Provavelmente as vagas serão divididas entre Técnicos e Analistas, conforme as necessidades do instituto. 

Recentemente, o secretário de Administração e Finanças da FENASPS, Moacir Lopes, afirmou que o concurso INSS fará parte do orçamento de 2022 do governo federal. A informação, segundo ele, teria vindo de Leonardo Rolim, presidente do INSS. 

continua depois da publicidade

Para que o edital saia, ainda falta uma autorização formal do ministério da economia. Caso isso ocorra, o INSS formará uma comissão e elaborará o projeto básico do novo concurso. Em seguida, será feita a escolha da banca e finalmente o edital sairá. Por isso, a previsão para 2022 continua sendo a mais próxima da realidade. 

Vagas no concurso INSS ainda não apagarão o déficit

De acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), o déficit de servidores do instituto é de cerca de 23 mil pessoas. Portanto, mesmo um certame com pouco mais de 7,5 mil vagas ainda não seria o suficiente. Teoricamente, seria necessário outro certame ou o aumento de oportunidades. 

continua depois da publicidade

Atualmente, a falta de servidores no INSS vem prejudicando os pedidos de pensão e aposentadoria. A fila de solicitações já ultrapassou a marca de 1 milhão de pedidos. O governo até tentou reduzir a demanda via contratação de militares e servidores do INSS aposentados, mas não obteve o resultado esperado. 

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade