ENBpar: Bolsonaro cria uma nova estatal; contratações serão feitas por concursos

A ENBpar será uma empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia responsável pelas operações das usinas nucleares no país.

Nesta segunda-feira (13/09), o presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto criando a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. (ENBpar). O documento foi disponibilizado no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o texto, a estatal será vinculada ao Ministério de Minas e Energia e terá sede em Brasília. O decreto também define que os servidores serão contratados por meio de concursos públicos.

Sendo assim, é possível que em breve seja lançado um concurso ENBpar, podendo ser composto por provas escritas ou de títulos. O regime jurídico de contratação será de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho.

Entenda mais sobre a nova empresa pública na matéria abaixo:

Quais são as finalidades da ENBpar?

O documento lista 11 finalidades da estatal que serão assumidas em até 12 meses. Esse prazo começa a contar a partir da “realização da assembleia de homologação do resultado do aumento do capital social da Eletrobras”.

Dessa forma, a ENBpar será responsável por:

  • Manter sob o controle da União a operação de usinas nucleares;
  • Manter a titularidade do capital social e a aquisição dos serviços de eletricidade da Itaipu Binacional;
  • Gerir contratos de financiamento que utilizem recursos da Reserva Global de Reversão – RGR celebrados até 17 de novembro de 2016;
  • Administrar os bens da União sob a administração da Centrais Elétricas Brasileiras S.A.
  • Administrar a conta-corrente denominada Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica
  • Gerir os contratos de comercialização da energia gerada pelos empreendimentos contratados no âmbito do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica – Proinfa.

Será responsabilidade do ministro de Minas e Energia criar comissão para cumprir essas competências. Além disso, o decreto informa que o capital inicial da ENBpar contará com recursos de dotações consignadas no Orçamento Geral da União.

Leia também

você pode gostar também

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais