Necessário: 9 coisas que você PRECISA dizer numa entrevista de emprego

Foi convocado para participar de um processo seletivo para concorrer a uma vaga de trabalho? Então, conheça nove coisas que você precisa dizer numa entrevista de emprego.

Imagine a seguinte situação: você está na expectativa e, um belo dia, aparece aquela oportunidade de trabalho que tem tudo a ver com o seu perfil profissional e que ainda oferece um salário atrativo. Aí chega o momento da temida seleção. O que falar para aumentar as chances de ser o escolhido? Calma. Essa matéria vai te mostrar nove coisas que você precisa dizer numa entrevista de emprego.

Não deixe de ler até o final para conhecer aquilo que todo candidato jamais deve deixar de mencionar durante a conversa com o recrutador. Muitas vezes, profissionais competentes são desclassificados não por causa do currículo, mas sim porque não falam o que deveria ser falado para o entrevistador. Confira a seguir.

Coisas que você precisa dizer numa entrevista de emprego

1) Conte um pouco da sua história

Esse é um ponto crucial da entrevista. O candidato deve começar o bate-papo falando um pouco sobre si mesmo, dando ênfase para as suas experiências profissionais do passado. Não se esqueça de destacar aquelas nas quais você alcançou resultados expressivos.

A dica aqui é não passar a impressão de que você é uma pessoa pretensiosa ou modesta demais, entende? O autoconhecimento é um dos segredos para qualquer profissional ter sucesso em uma entrevista.

2) Deixe claro suas habilidades

Você deve falar honestamente sobre as suas competências que tenham relação com a vaga do seu interesse. Destaque como elas podem ser úteis ou agregar algum tipo de valor para a empresa, no dia a dia.

Deixe sempre claro para o recrutador que você pretende aprimorar essa ou aquela habilidade, sempre demonstrando a máxima disposição para aprender outras que sejam necessárias.

3) Mencione os motivos pelos quais deseja aquela vaga

Mais uma das coisas que você precisa dizer numa entrevista de emprego. É exatamente nessa hora que o recrutador vai perceber se o seu perfil profissional está bem alinhado com a cultura da empresa. Dessa forma, não deixe de se preparar previamente, fechado?

Faça uma boa pesquisa sobre a organização, procure conhecer a política dela, o seu posicionamento de mercado e as peculiaridades sobre o seu ramo de atuação. Demonstre como a vaga atende às suas expectativas profissionais.

4) Fale sobre suas metas e objetivos para o futuro

Outra das coisas que você precisa dizer numa entrevista de emprego. Um candidato que não tem metas e objetivos profissionais bem definidos pode não passar muita credibilidade para o recrutador, na hora da seleção.

A dica aqui é demonstrar simplicidade e ambição ao mesmo tempo. Por exemplo, você pode falar que o seu objetivo é adquirir a experiência necessária para conseguir uma promoção no futuro, na empresa.

5) Seja honesto em relação aos seus defeitos

Aquele candidato que consegue expor os pontos que precisam de ajustes, bem como as suas limitações no dia a dia, pode ficar em vantagem na entrevista. Além disso, é preciso demonstrar como você está superando esses obstáculos.

Mesmo que falar sobre os seus defeitos seja algo complicado e, por vezes, constrangedor, você precisa ser sincero com o recrutador. Caso seja contratado, mais cedo ou mais tarde, as suas imperfeições vão aparecer.

6) Coisas que você precisa dizer numa entrevista de emprego: Pergunte

Muitos candidatos, seja por nervosismo ou timidez, se limitam apenas a responder às perguntas do entrevistador. Lembre-se de que você também tem toda a liberdade de perguntar o que achar necessário.

Estabeleça um diálogo saudável com o avaliador, já que esse interesse em perguntar (algo que seja pertinente, por favor) pode gerar uma impressão positiva. Só tome cuidado para não questionar algo óbvio demais, combinado?

7) Comente sobre empregos anteriores

Pensou em coisas que você precisa dizer numa entrevista de emprego? Também é interessante que o candidato comente sobre os seus empregos anteriores, dando ênfase para o seu aprendizado ao longo da carreira.

Não precisa dar muitos detalhes sobre cada função exercida no passado, pois você pode cair em contradição por causa do excesso de informações. Transmita sempre aquela positividade esperada pelo avaliador.

8) A verdade deve prevalecer, acima de tudo

Aquele candidato que mente em uma entrevista achando que não será descoberto, está enganado a respeito disso. Por isso, você deve falar sempre a verdade, seja sobre as suas habilidades técnicas ou experiências profissionais.

Imagine uma pessoa ser contratada para exercer um cargo que exija alguma competência que ela alega ter no currículo, mas, na verdade, não tem. A carreira dela poderia ficar manchada no mercado de trabalho, por causa de uma mentira.

9) Palavras que transmitem confiança e demonstram interesse

Finalmente, a última das coisas que você precisa dizer numa entrevista de emprego. O candidato precisa saber transmitir, usando as palavras, confiança e total interesse em ocupar aquela vaga em aberto.

Quando isso acontece, o recrutador pode acreditar que está contratando a pessoa certa para exercer aquela função. Por isso, que tal exercitar o dom da oratória para ser convincente na hora do processo seletivo? Boa sorte.

Leia também

você pode gostar também

5 figuras de linguagem mais comuns: saiba como usar cada uma delas

Figuras de linguagem, também conhecidas como figuras de estilo, são recursos estilísticos que adotam o sentido conotativo das palavras e expressões e são bastante usadas na língua portuguesa; saiba como usá-las.

Saiba quais são as 11 raças de gatos mais comuns no Brasil

São várias as raças de gatos espalhadas pelo mundo todo. No Brasil, existem as raças campeãs de popularidade e outras nem tanto conhecidas; confira as 11 raças de gatos mais comuns no país.

Gramática: 5 regras de uso da vírgula para não esquecer mais

A vírgula é um elemento essencial no mundo da pontuação. Confira cinco regras de uso desse sinal para não esquecer mais em redações ou no mundo profissional.

“Mostra” e “amostra”: existe diferença? Saiba a forma correta de usar os termos

Entenda quando empregar “mostra” ou “amostra”. Confira exemplos e memorize uma dica fácil para quando surgir a dúvida.

Quem são as 8 mulheres bilionárias brasileiras na lista da Forbes?

Famosa publicação norte-americana elabora uma lista com nomes de mulheres bilionárias no mundo inteiro. Confira a lista das 8 mulheres bilionárias brasileiras.

Os signos mais medrosos: será que o seu é um deles?

Se você é um concurseiro que vive ligado nas previsões diárias do horóscopo, conheça quais são os cinco signos mais medrosos do zodíaco.