Você sabia que a NASA – sim, a agência espacial – desenvolveu um projeto para encontrar formas de limpar o ar dentro das estações? E os resultados das pesquisas podem ser incorporados em nosso dia a dia, assim como muitos aparatos criados pelos cientistas do espaço.
O Clean Air Study, elaborado em meados de 1980, teve parceria com a ALCA (Associated Landscape Contractors of America). Na época, foram identificadas espécies de plantas que simplesmente removem poluentes do ambiente, como benzeno e outros componentes.
Vamos elencar cinco dessas plantas que foram estudadas durante o projeto da NASA. Assim, você já fica por dentro de quais espécies são favoráveis para a limpeza do ar de sua casa. Mas importante ressaltar: a purificação ocorre com, no mínimo, uma planta por 9 m³.
Ah, e aproveite a visita em nosso site para explorar outros conteúdos que publicamos por aqui. Além de ciência e tecnologia, também cobrimos pautas sobre dicas de estudo, regras gramaticais, notícias de concursos abertos, previsões de novos editais e muito mais.
Plantas que têm o potencial de purificar o ar de sua casa
1. Hera
Estudos demonstraram que a Hera é eficaz na remoção de poluentes comuns do ar interno, como formaldeído, benzol e tricloroetileno. Suas folhas atuam como filtros naturais, absorvendo e neutralizando essas substâncias prejudiciais.
Como todas as plantas, a Hera realiza a fotossíntese, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio. Ter essa espécie em casa contribui para um aumento nos níveis de oxigênio, melhorando a qualidade do ar.
2. Aloe Vera
Originária da região árida da Península Arábica, a Aloe Vera tem uma longa história de uso medicinal que remonta a civilizações antigas, incluindo egípcios, gregos e romanos. Apresenta folhas verdes carnudas e repletas de uma seiva gelatinosa.
As folhas têm a capacidade única de absorver partículas de poeira e poluentes, agindo como um filtro natural que melhora a qualidade do ar.
3. Aglaonema
Originária das regiões tropicais e subtropicais do Sudeste Asiático, a Aglaonema é uma planta ornamental apreciada por suas folhas exuberantes e variadas. Com uma ampla gama de variedades, suas folhas exibem cores que vão do verde intenso ao rosa vibrante.
Além da filtragem de poluentes gasosos, a Aglaonema também é eficaz na absorção de partículas de poeira presentes no ar, reduzindo a carga de alérgenosa.
4. Jiboia
Originária das florestas tropicais do Sudeste Asiático, a jiboia é uma planta de interior popular devido à sua adaptabilidade e fácil cuidado. Um verdadeiro coringa no dia a dia, inclusive para a nossa saúde.
A espécie tem a capacidade de absorver esporos de mofo e partículas de mofo no ar, contribuindo para um ambiente interno mais saudável e prevenindo problemas respiratórios.
5. Espada-de-São-Jorge
A Espada-de-São-Jorge, originária da África tropical, se destaca por suas folhas eretas e pontiagudas, que se assemelham a espadas, dando-lhe um formato distintivo. Além de ter uma estética interessante para a decoração, ela ajuda a purificar o ar de qualquer ambiente.