Não jogue fora: veja 5 grandes utilidades da casca de alho

A casca de alho é uma fonte rica de compostos bioativos, incluindo alguns que podem ter efeitos benéficos para a saúde.

A casca de alho é a camada exterior da cebola que envolve a cebola inteira e protege a sua polpa. É geralmente descartada quando a cebola é preparada para ser usada em culinária, mas algumas vezes é usada para dar sabor às receitas de sopa e caldo. A casca de alho também pode ser seca e usada para fazer chá para fins medicinais.

Para que serve casca de alho

A casca de alho pode ser usada para dar sabor e cor às receitas de cozinha, como sopas, caldos e guisados. Ele pode também ser seco e utilizado como tempero, principalmente para intensificar o sabor e aroma do alho nas receitas.

A casca de alho também pode ser usada com fins medicinais. Alguns estudos sugerem que ela contém compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e pode ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar a saúde do coração e prevenir o câncer. O uso medicinal é geralmente feito por meio de infusão da casca seca.

É importante mencionar que estes estudos foram realizados em modelos animais ou em laboratório e que não há evidências científicas robustas para comprovar tais benefícios em humanos. Caso deseje utilizar casca de alho com fins medicinais é indicado conversar com um médico ou profissional de saúde antes.

Como aproveitar casca de alho

Existem várias maneiras de aproveitar a casca de alho:

  1. Adicionando-a às receitas de cozinha: A casca de alho pode ser adicionada a sopas, caldos e guisados para dar sabor e cor. Ela pode ser retirada antes de servir ou ficar na sopa enquanto estiver sendo consumida.
  2. Fazendo chá: A casca de alho pode ser seca e usada para fazer chá. É só ferver água e adicionar as cascas de alho secas. Deixe descansar por alguns minutos antes de tomar.
  3. Utilizando como tempero: As cascas de alho também podem ser secas e trituradas e usadas como um tempero seco para receitas como carnes, arroz e legumes.
  4. Como aditivo em pó: As cascas de alho secas podem ser trituradas e utilizadas como aditivo em pó, misturadas a outros temperos ou temperos prontos.
  5. Como suplemento: Como mencionado anteriormente, a casca de alho pode possuir propriedades medicinais, então também pode ser utilizada como suplemento, principalmente para pessoas que desejam aproveitar estas propriedades bioativas, mas lembre-se de conversar com médico ou profissional de saúde antes de utilizar.

Benefícios da casca de alho

A casca de alho é uma fonte rica de compostos bioativos, incluindo alguns que podem ter efeitos benéficos para a saúde. Alguns dos possíveis benefícios da casca de alho incluem:

  • Anti-inflamatório: Alguns estudos sugerem que os compostos presentes na casca de alho podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.
  • Antioxidante: a casca de alho também contém antioxidantes que podem ajudar a proteger as células do corpo contra o dano celular causado pelos radicais livres.
  • pressão arterial: alguns estudos indicam que os compostos presentes na casca de alho podem ajudar a reduzir a pressão arterial, o que pode ser benéfico para a saúde do coração.
  • Prevenção de doenças cardíacas: Os compostos bioativos presentes na casca de alho podem ajudar a diminuir o colesterol e a pressão arterial, o que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.

Novamente, é importante lembrar que a maioria desses estudos foram realizados em modelos animais ou em laboratório, o que não garante resultados equivalentes em humanos, e não há evidência científica robusta para comprovar tais benefícios. Por isso é importante conversar com médico ou profissional de saúde antes de utilizar casca de alho com fins medicinais.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.