Quando se trata de conservar alimentos, a geladeira se torna a aliada por excelência da maioria das pessoas. Além de rápido, é uma opção segura e benéfica para evitar que as comidas estraguem. No entanto, há um erro comum que muita gente comete.
Trata-se de um hábito aparentemente inocente, mas que, na verdade, pode causar problemas significativos. Continue a leitura e entenda abaixo.
O que você não deve colocar na geladeira?
Colocar comida quente na geladeira, embora possa parecer uma maneira conveniente de lidar com restos de refeições ou sobras, pode ser um erro que você vai se arrepender. O principal motivo é o choque térmico.
A maioria destes aparelhos mantém uma temperatura baixa para preservar os alimentos e evitar o crescimento de bactérias. Quando preparos quentes são colocados nesse ambiente frio, ocorre um choque térmico brusco, o que pode resultar em diversos problemas, como:
- Desperdício de alimentos: comidas quentes liberam vapor quando colocadas na geladeira. Esse vapor condensa-se dentro e pode promover o crescimento de bactérias, comprometendo a qualidade dos alimentos e levando a um possível desperdício.
- Aumento do consumo de energia: colocar alimentos quentes na geladeira faz com que ela precise trabalhar mais para manter uma temperatura constante. Isso pode aumentar o consumo de energia e causar desgaste prematuro do aparelho.
- Risco de contaminação: refeições quentes demoram a esfriar na geladeira. Com efeito, elas permanecem em uma faixa de temperatura onde as bactérias se proliferam mais rapidamente. Isso pode aumentar o risco de contaminação alimentar.
Como conservar alimentos corretamente na geladeira?
- Antes de colocar comida na geladeira, permita que ela esfrie em temperatura ambiente por cerca de 2 horas, contadas a partir do momento em que ela ficou pronta;
- Use recipientes herméticos ou embrulhe os alimentos em papel alumínio, ou filme plástico, para evitar a perda de umidade e proteger contra possíveis odores;
- Se você tiver uma grande quantidade de alimento quente, divida-o em porções menores antes de armazená-lo na geladeira. Isso acelera o processo de resfriamento;
- Por fim, rotule os recipientes com a data em que as comidas foram preparadas para evitar o consumo de alimentos que podem ter passado do prazo.