Mecher ou mexer: qual é o certo na Língua Portuguesa?

Existe uma regrinha em específico que explica qual é uso correto, mostrando a resposta para a pergunta: é mecher ou mexer? Descubra na matéria.

É comum termos dúvidas quanto às regras da Língua Portuguesa, já que somos constantemente confrontados com inúmeras exceções. A melhor maneira de evitar erros é praticamente, não tem jeito. Com o tempo, os seus textos dissertativos terão cada vez mais qualidade.

continua depois da publicidade

Os usos corretos do "X" e do "CH" são alguns dos principais entraves encontrados por concurseiros ou demais estudantes que precisam responder questões dissertativas, bem como elaborar redações. Existem algumas regrinhas exceções que vamos explicar na nossa matéria.

Assim, você saberá, de uma vez por todas, como se escreve o termo que denota significado de mistura: mexer ou mecher? Aproveite a visita em nosso site e confira outros conteúdos relacionados com a gramática para que aperfeiçoe ainda mais os seus conhecimentos.

Também temos uma seção exclusiva de simulados gratuitos para você exercitar o que aprendeu. São milhares de questões que já caíram em concursos públicos anteriores. Você pode filtrá-las por disciplinas, a exemplo da Língua Portuguesa, e por cargos desejados no país.

continua depois da publicidade
Leia também

Quando devemos usar "X" em vez de "CH"?

Primeira regra

Ao todo, existem quatro regrinhas que devemos levar em consideração na hora de decidir qual é a forma correta de escrever. Em primeiro lugar, a letra "X" geralmente deve ser usada depois de ditongos, como por exemplo: caixa, peixes, faixa, baixo, trouxa e frouxo.

Para quem não sabe, os ditongos são encontros vocálicos em uma mesma sílaba, nos quais uma vogal se une a uma semivogal (também chamada de semiconsoante) ou vice-versa. Essa união cria uma harmonia de sons que se desenrola em uma única emissão de voz.

Segunda regra

A segunda regra está ligada à composição das letras que iniciam certas palavras. Como assim? Geralmente, precisamos usar a letra "X" depois da sílaba/radical "me-". Podemos citar como exemplo: mexicano, mexerica, mexilhão, mexedura, mexoalho e assim por diante.

continua depois da publicidade

Mas temos uma exceção (lá vem a Língua Portuguesa com as excepcionalidades): a porção do cabelo, conhecida como mecha, começa com "me", no entanto, devemos usar "CH" em vez do "X". Lembre-se disso para não errar, caso tenha que usar o termo em alguma redação.

Terceira regra

A terceira regra está relacionado com palavras de origens africanas e indígenas. Nesse caso, a inicial de certos termos precisam ser "X", e não "CH". Mais alguns exemplos de uso para você ficar craque no assunto: xará, xavante, xangô, xerife, xampu, entre outras palavras.

Quarta e última regra

Por fim, para que você fixe a lógica em sua cabeça, também temos uma regrinha relacionada com o prefixo de determinadas palavras. Aquelas que começam com "en-", por sua vez, pedem o uso do "X" também, e não CH. Exame, enxada, enxofre, enxugar, enxotar, etc.

continua depois da publicidade

Mas é claro que também teríamos uma exceção para essa norma da Língua Portuguesa. Como você talvez já tenha adivinhado, o verbo encher começa com "en-", mas deve vir acompanhada das letras "CH". Fora isso, nada de muito diferente dentro da lógica dessa regrinha.

Ah, e todas as derivadas do verbo encher também devem ter "CH", como enchimento e encheção - são as variáveis que consigo lembrar por agora. Agora que você conhece basicamente todas as regras relacionadas ao assunto, vamos para o tema principal de nossa matéria.

Qual é a forma correta: mexer ou mecher?

Para escrever da maneira correta, você precisa revisitar a segunda regrinha que abordamos no tópico anterior. Todas as palavras, com exceção de "mecha", que comecem com "me-" devem ser precedidas de "X" em vez de "CH". E esse é o caso da palavra mexer.

Volta e meia, podemos acabar errando, mas, com a regrinha em mente, será possível evitar novas incidências de equívocos nas suas próximas redações. Certinho? Continue acompanhando a gente, pois traremos ainda mais dúvidas respondidas sobre os enigmas da gramática.

Leia também

Concursos em sua
cidade