Macau: conheça a cidade chinesa que tem o Português como língua oficial

A exploração portuguesa marcou momentos da história que hoje legaram um maravilhoso patrimônio cultural espalhado por todo o mundo, inclusive na China.

Vendo de perto, parece que uma praça de Portugal ou alguma cidade litorânea do Brasil foi transferida para o outro lado do mundo. Estamos falando de Macau, cidade que fica a 70 quilômetros de Hong Kong.

continua depois da publicidade

A região era um enclave colonial de Portugal, quando a nação lusitana detinha o controle comercial do sul da China, até que os ingleses os expulsaram em 1842. Os anglo-saxões ficariam por mais um século e meio, quando o gigante asiático recuperou a soberania em 1999.

Seu nome vem da deusa do mar “Matsu”. Os nativos acreditam que ela havia abençoado o porto e por isso criaram um templo em sua homenagem. Só com a chegada dos portugueses, devido a uma confusão, acabaram por chamar o local de Amaquão, que acabou por se tornar Macau.

Breve história de Macau

Leia também

Hoje, Macau é considerada uma região administrativa especial da China, semelhante a Hong Kong. A cidade-estado mantém seu próprio governo, incluindo sistema legal, força policial e dinheiro. A China é responsável pela defesa e relações exteriores.

continua depois da publicidade

Em 1516, comerciantes portugueses chegaram ao local e começaram a usá-lo como porto de escala para o comércio com a China. Portanto, é o mais antigo assentamento europeu no Extremo Oriente.

Nos 400 anos seguintes, Portugal manteve o controle de Macau, estabelecendo uma economia baseada no comércio, pesca e agricultura. Durante esse tempo, Macau tornou-se um importante centro de intercâmbio cultural entre a China e o mundo ocidental, desenvolvendo-se uma cultura única que combinava influências chinesas e portuguesas.

Em 1849, Portugal proclamou a independência de Macau da China. No entanto, não foi até 1887 quando a China concordou que Portugal poderia ocupar Macau sob um acordo chamado Protocolo de Lisboa. Em 1999, Macau foi devolvido à China como uma região administrativa especial.

continua depois da publicidade

Quais as línguas oficiais de Macau?

As línguas oficiais desta cidade-estado são o chinês cantonês e o português, havendo uma versão própria conhecida como português de Macau, que tem influências cantonesas, malaias ou cingalesas, devido ao fato de os países onde essas línguas são faladas também eram governadas por Portugal.

Embora o português seja uma língua oficial em Macau, apenas 7% da população local o fala fluentemente e 3% da população o fala como primeira língua. A maioria da população fala chinês cantonês. As ruas preservam os nomes portugueses, com anúncios em chinês-cantonês e em português, que no entanto continuará a ser a língua oficial até 2049.

continua depois da publicidade

Ao contrário de Hong Kong, onde o inglês era obrigatório, os residentes de Macau não eram obrigados a falar português, exceto para os que ocupavam cargos públicos. Todos os documentos oficiais são emitidos em português e chinês cantonês. Além disso, o seu sistema de leis é em grande parte baseado na legislação portuguesa.

A Las Vegas Chinesa

Hoje em dia, Macau é conhecido pela sua indústria do jogo e turismo, com alguns dos maiores cassinos do mundo. No entanto, a cidade também tem uma rica cultura e patrimônio, com influências de ambas culturas que se consolidaram por lá.

Assim, a região é famosa pela sua arquitetura colonial portuguesa, pelos seus festivais culturais e gastronômicos, e pela sua mistura única de religiões, incluindo o budismo, o taoísmo, o cristianismo e o confucionismo. Portanto, uma mistura única de influências culturais chinesas e portuguesas levaram à criação de uma cidade singular e vibrante.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade