Lua Fria: entenda o fenômeno que deixa a Lua com aspecto impressionante

A Lua fria é um fenômeno único apreciado pelos amantes do satélite natural e astrônomos amadores no mês de dezembro.

Dezembro é um mês repleto de fenômenos astronômicos e, como todos os anos, a última lua cheia é conhecida como a “Lua Fria”. Nesse mês, a Lua segue alta no céu, posicionando-se acima do horizonte por mais tempo do que na maioria dos outros meses do ano.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que a Lua recebe vários nomes de acordo com as características particulares que são apreciadas. Por exemplo, Superlua, Lua Azul, Lua de Sangue ou Lua Vermelha, Lua do Lobo, Lua Rosa e Lua do Morango. Isso ocorre independentemente das fases e eclipses.

Com efeito, os tipos de Lua que aparecem ao longo do ano e suas fases podem ser conhecidos através do chamado calendário lunar.

Por que a lua de dezembro se chama Lua Fria?

Leia também

A Lua cheia de dezembro é chamada de 'Lua Fria' porque, há muitos anos, civilizações antigas, principalmente do Canadá e dos Estados Unidos, associavam a chegada da 12ª Lua ao início do inverno e às festividades de dezembro, assim como em algumas regiões o temporada de nevascas, geadas e baixas temperaturas.

continua depois da publicidade

Em algumas nações e áreas, esta Lua também é conhecida como a "Lua de Gelo" por causa de sua proximidade com o solstício. Algumas comunidades e populações também chamam a Lua de dezembro de "Lua das longas noites", pois reza a lenda que as noites mais longas do ano são registradas em dezembro.

Nesse fenômeno, o satélite natural fica com aspecto impressionante, pois o plano da órbita da Lua ao redor da Terra está próximo de coincidir com o plano da órbita da Terra ao redor do Sol.

continua depois da publicidade

Outros eventos astronômicos de dezembro de 2022

Chuva de Meteoros Gemínidas

A Chuva de Meteoros Gemínidas se destaca das demais por ser a mais intensa do ano. De fato, podem ser observados em média 120 meteoros de cores diferentes durante o seu pico. Os fragmentos de rocha vêm do asteroide 3200 Faetonte.

Assim, seu ponto máximo acontecerá na noite de terça-feira, dia 13, e terminará na madrugada do dia 14 de dezembro.

Solstício de Inverno

Este evento marca o início do inverno no hemisfério norte do nosso planeta porque o Sol passa pelo Trópico de Capricórnio, enquanto no hemisfério sul, esse evento acontece no dia 21 de junho quando o Sol passa na vertical pelo Trópico de Câncer.

continua depois da publicidade

Este solstício de inverno também é conhecido por ter o dia mais curto e a noite mais longa.

Chuva de Meteoros Úrsidas

Na madrugada de 22 de dezembro veremos uma chuva de meteoros conhecida como Úrsidas. Em média, 12 meteoros serão vistos por hora.

No final de cada ano, a Terra entra em contato com uma nuvem na qual se encontram os restos do cometa 8P/Tuttle (também conhecido como Cometa Tuttle); sendo esses fragmentos as causas pelas quais podemos desfrutar deste fenômeno astronômico.

Como em qualquer outro fenômeno astronômico desse tipo, tanto para ver Gemínidas, quanto Úrsidas, é recomendável se afastar dos centros das cidades, onde se concentra a poluição luminosa, e se deslocar para áreas montanhosas ou um pouco mais elevadas.

Além disso, binóculos ou telescópio podem ajudar a ver melhor esses fenômenos.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade