Lua Fria: entenda o fenômeno que deixa a Lua com aspecto impressionante

A Lua fria é um fenômeno único apreciado pelos amantes do satélite natural e astrônomos amadores no mês de dezembro.

Dezembro é um mês repleto de fenômenos astronômicos e, como todos os anos, a última lua cheia é conhecida como a “Lua Fria”. Nesse mês, a Lua segue alta no céu, posicionando-se acima do horizonte por mais tempo do que na maioria dos outros meses do ano.

Vale lembrar que a Lua recebe vários nomes de acordo com as características particulares que são apreciadas. Por exemplo, Superlua, Lua Azul, Lua de Sangue ou Lua Vermelha, Lua do Lobo, Lua Rosa e Lua do Morango. Isso ocorre independentemente das fases e eclipses.

Com efeito, os tipos de Lua que aparecem ao longo do ano e suas fases podem ser conhecidos através do chamado calendário lunar.

Por que a lua de dezembro se chama Lua Fria?

A Lua cheia de dezembro é chamada de ‘Lua Fria’ porque, há muitos anos, civilizações antigas, principalmente do Canadá e dos Estados Unidos, associavam a chegada da 12ª Lua ao início do inverno e às festividades de dezembro, assim como em algumas regiões o temporada de nevascas, geadas e baixas temperaturas.

Em algumas nações e áreas, esta Lua também é conhecida como a “Lua de Gelo” por causa de sua proximidade com o solstício. Algumas comunidades e populações também chamam a Lua de dezembro de “Lua das longas noites”, pois reza a lenda que as noites mais longas do ano são registradas em dezembro.

Nesse fenômeno, o satélite natural fica com aspecto impressionante, pois o plano da órbita da Lua ao redor da Terra está próximo de coincidir com o plano da órbita da Terra ao redor do Sol.

Outros eventos astronômicos de dezembro de 2022

Chuva de Meteoros Gemínidas

A Chuva de Meteoros Gemínidas se destaca das demais por ser a mais intensa do ano. De fato, podem ser observados em média 120 meteoros de cores diferentes durante o seu pico. Os fragmentos de rocha vêm do asteroide 3200 Faetonte.

Assim, seu ponto máximo acontecerá na noite de terça-feira, dia 13, e terminará na madrugada do dia 14 de dezembro.

Solstício de Inverno

Este evento marca o início do inverno no hemisfério norte do nosso planeta porque o Sol passa pelo Trópico de Capricórnio, enquanto no hemisfério sul, esse evento acontece no dia 21 de junho quando o Sol passa na vertical pelo Trópico de Câncer.

Este solstício de inverno também é conhecido por ter o dia mais curto e a noite mais longa.

Chuva de Meteoros Úrsidas

Na madrugada de 22 de dezembro veremos uma chuva de meteoros conhecida como Úrsidas. Em média, 12 meteoros serão vistos por hora.

No final de cada ano, a Terra entra em contato com uma nuvem na qual se encontram os restos do cometa 8P/Tuttle (também conhecido como Cometa Tuttle); sendo esses fragmentos as causas pelas quais podemos desfrutar deste fenômeno astronômico.

Como em qualquer outro fenômeno astronômico desse tipo, tanto para ver Gemínidas, quanto Úrsidas, é recomendável se afastar dos centros das cidades, onde se concentra a poluição luminosa, e se deslocar para áreas montanhosas ou um pouco mais elevadas.

Além disso, binóculos ou telescópio podem ajudar a ver melhor esses fenômenos.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.