Livros para abrir a mente e mudar de vida: confira 7 dicas

Os 7 livros que abrem a mente e podem mudar a vida dos leitores trazem ensinamentos valiosos a partir da experiência de outras pessoas. Sendo assim, são exemplos de obras com lições transformadoras para todos os públicos.

A leitura é uma ferramenta para que o leitor acesse diferentes realidades, experimente sensações diversas e saia da zona de conforto enquanto está aprendendo. Nesse sentido, existem 7 dicas de livros para abrir a mente e mudar de vida por conta das transformações que apresentam ao público.

continua depois da publicidade

São obras consideradas referências no mercado editorial em diferentes segmentos, desde autoajuda, desenvolvimento pessoal, não ficção e biografias. Portanto, podem ser opções para presentes e até mesmo guias nos momentos que você se sentir perdido. Saiba mais informações a seguir.

7 dicas de livros para abrir a mente e mudar de vida

    Leia também
  1. O Poder do Agora, de Eckhart Tolle;
  2. O Segredo, de Rhonsa Byrne;
  3. Propósito, de Sri Prem Baba;
  4. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg;
  5. Amar e Ser Livre, de Sri Prem Baba;
  6. Ansiedade: como enfrentar o mal do século, de Augusto Cury;
  7. Por que fazemos o que fazemos, de Mário Sérgio Cortella.

Como os livros geram transformação aos leitores?

1) Desenvolvem a empatia

A literatura faz com que os leitores entrem em contato com diferentes realidades, vivências e sentimentos. Nesse processo, as habilidades socioemocionais são trabalhadas ativamente, como é o caso da inteligência emocional, empatia, flexibilidade, adaptabilidade e autoconhecimento.

Sendo assim, uma das transformações positivas geradas pela leitura é a ampliação do senso de empatia. Assim, a pessoa adquire a capacidade de entender melhor a realidade dos outros, se colocando no lugar das pessoas e compreendendo os sentimentos envolvidos em cada situação.

continua depois da publicidade

2) Amplia o vocabulário e melhora a comunicação

A leitura permite com que os leitores aprendam diferentes palavras, ampliem o vocabulário e aprendam mais sobre a linguagem, principalmente a norma culta e regras gramaticais. Nesse processo, a pessoa começa a se comunicar melhor, com palavras mais variadas, novos sinônimos e uma expressividade mais efetiva.

Essa transformação trabalha a capacidade de comunicação interpessoal, garantindo que o discurso tenha mais credibilidade e que o interlocutor consiga acessar os ouvintes com mais facilidade. Portanto, é uma ferramenta valiosa para quem deseja ter uma oratória desenvolvida, convencer as pessoas com facilidade e ser mais persuasivo nos diálogos.

3) Estimula a imaginação e a criatividade

Apesar de a leitura ser uma mídia visual, ou auditiva no caso dos audiobooks, os outros sentidos são ativados durante a interação com a história, pois o cérebro naturalmente cria imagens para as palavras e cenas descritas. Desse modo, acaba sendo criado um filme na mente do leitor, o que explica também porque algumas pessoas imitam as expressões faciais dos personagens ou imaginam a voz deles.

continua depois da publicidade

Nesse processo, a imaginação e a criatividade são estimuladas, pois é necessário utilizar elementos externos e referências para dar vida à leitura. Como consequência, o leitor consegue ser mais criativo no cotidiano, criando soluções diferentes para os problemas, encontrando caminhos diferentes para enfrentar as adversidades e propondo novas ideias sempre que possível.

4) Trabalha o pensamento crítico

Como citado anteriormente, a literatura faz com que a pessoa tenha contato com diferentes perspectivas e realidades de vida. Nesse processo, o leitor adquire informações valiosas para construir opiniões e argumentos mais desenvolvidos, indo além do senso comum para questionar conceitos e debater com mais embasamento.

Esse processo de trabalho do pensamento crítico ajuda a pessoa a tomar decisões mais inteligentes, agir de maneira racional e com mais ponderação, ter um planejamento mais realista e reconhecer as próprias limitações. Como consequência, gera-se uma transformação positiva na forma com que o leitor lida com os conflitos, soluciona os problemas e interage com os seus semelhantes.

continua depois da publicidade

5) Reduz o estresse

O estresse é um dos principais fatores de comprometimento da saúde mental e física das pessoas atualmente. A leitura promove o relaxamento físico porque o cérebro entra em um ritmo contínuo de suas atividades, o que ajuda na conservação de energia, renovação celular e outros processos fisiológicos importantes.

Nesse processo, é possível combater a ansiedade e pensamentos repetitivos. Por isso, recomenda-se ler antes de dormir, pois esse hábito contribui para um sono de melhor qualidade.

Leia também

Concursos em sua
cidade