Quando estamos falando em superstições, é necessário ter bastante cuidado para não atribuir caráter científico ao misticismo. Ainda mais se estivermos falando de animais, como é o caso do gato preto em dias de sexta-feira 13. Muitos pets viram alvo fácil de pessoas fervorosas.
E isso deve ser evitado ao máximo antes de qualquer coisa. Crenças populares têm a sua relevância histórica, mas não podem ser usadas como referência para atitudes extremas ou eventuais discriminações. Tendo pontuado isso, vamos ao tema de nossa matéria.
Sabia que mitos oriundos dos povos mapuche, no Chile, associam a imagem de um animal em específico com sinal de mau presságio? Mesmo inofenso e de aparência fofa, a crença diz que avistá-lo pode significar indício de fome e doença.
Vamos explicar mais detalhes a respeito do assunto no decorrer da matéria. Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos em nossa matéria. Além de curiosidades gerais, também cobrimos pautas sobre ciência, educação e concursos públicos.
Animal que é considerado como um sinal de mau presságio
No Chile, especificamente, existe uma crença popular em torno do chamado “gato-chileno”, um felino que é frequentemente associado a presságios negativos e mau agouro.
Também conhecido como “gato-preto-chileno”, é reconhecido por suas características físicas distintas. Em termos de tamanho, geralmente é um felino de porte pequeno ou médio, com uma pelagem predominantemente preta.
Seus olhos amarelos ou esverdeados destacam-se na escuridão da pelagem, conferindo-lhe uma aura misteriosa. Muitos desses felinos também apresentam detalhes brancos em suas patas, peito ou rosto, proporcionando um contraste marcante com o resto da pelagem escura.
O temperamento do gato-chileno é frequentemente descrito como independente e reservado. Diferentemente de alguns felinos mais sociais, o gato-chileno tende a ser seletivo em relação às interações humanas, mostrando uma preferência por momentos de tranquilidade e solidão.
Algumas comunidades do Chile ligadas aos povos originários acreditam que ele conta com habilidades foram do comum, como ter a habilidade de eliminar outros animais sem pensar duas vezes ou até mesmo por serem “à prova de balas”.
Além disso, acreditam que cruzar o caminho de um gato-chileno prenuncia má sorte, e há relatos de que, em certas comunidades, as pessoas evitam adotar ou mesmo se aproximar desses gatos temidos.
Essa superstição pode ser atribuída à combinação de características físicas peculiares e ao comportamento enigmático desses felinos.
Perigos da superstição
Apesar das crenças populares, é importante abordar o gato-chileno com uma mente aberta. Muitos especialistas em comportamento animal argumentam que as características associadas a esses felinos são simplesmente expressões da diversidade natural entre os gatos.
Não há evidências concretas de que eles tragam má sorte. Além disso, algumas comunidades estão buscando desmistificar a reputação do gato-chileno, desencorajando a propagação de superstições infundadas para evitar atitudes extremas por parte das pessoas.
Até porque o pequeno felino está ameaçado de extinção, por isso é importante evitar qualquer estigma que desencadeie ações contra suas vidas.