Cada idioma tem suas peculiaridades e termos para explicar coisas, ideias, sentimentos e tudo mais que existe. Algumas expressões até representam seres inexistentes. Na língua portuguesa não é diferente e ela possui palavras bastante bizarras. Muitas delas não são de uso comum e chegam a ser desconhecidas pela maioria das pessoas.
Isso porque o sistema linguístico é dinâmico e está em constante modificação. Todos os dias novos termos são criados e inseridos dentro do nosso vocabulário. De acordo com a 6ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, divulgado em julho de 2021, existem 370 mil palavras em português.
No último ano, mais de mil novas palavras foram inseridas oficialmente no vocabulário. “Essas palavras não estavam registradas e passam a ser registradas agora. A sexta edição é a relação completa, na medida do possível, de todas as palavras usadas em uma determinada época da nossa vida cultural”, afirmou professor Evanildo Bechara.
Brechara é diretor de Lexicografia e Lexicologia da Academia Brasileira de Letras (ABL). Segundo ele, a nova edição do Vocabulário Ortográfico conta com termos técnicos, gírias e palavras de todas as naturezas e áreas do conhecimento.
19 palavras mais bizarras da Língua Portuguesa
É quase impossível alguém conhecer todas as expressões existentes dentro de um idioma. Muitas delas são desconhecidas pela maioria das pessoas por serem antigas ou específicas de algum campo do conhecimento. Pensando nisso, o Concursos no Brasil reuniu as 19 palavras mais bizarras da Língua Portuguesa para você conhecer.
Confira a lista abaixo:
- Abléfaro – que não tem pálpebras;
- Acrotismo – ausência ou grande fraqueza no batimento do pulso;
- Alvanéu – sinônimo de pedreiro;
- Atossicar – dar maus conselhos;
- Chumbrega – de má qualidade;
- Cuvico – sinônimo de cubículo;
- Esputação – sinônimo de cuspir;
- Infundibuliforme – que tem forma de funil;
- Isagoge – sinônimo de introdução/preliminar;
- Iscnofonia – fraqueza na voz;
- Mondrongo – criatura disforme;
- Osfresia – capacidade de sentir cheiros com facilidade;
- Pérvio – em que se pode passar/transitar;
- Pescanço – espiar o jogo alheio;
- Remocar – sinônimo de censurar;
- Renuído – negar com a cabeça;
- Triságio – termo religioso que indica repetir uma palavra três vezes;
- Vovente – pessoa que faz votos;
- Zafimeiro – que age com esperteza/astúcia.
Como é possível perceber, algumas dessas palavras da Língua Portuguesa são estranhas por terem sílabas que parecem não combinar entre si. Além do que, muitas são substituídas por sinônimos mais simples.
Palavras que só existem na Língua Portuguesa
Além dos termos engraçados e bizarros que você viu acima, a Língua Portuguesa possui algumas palavras que não existem em outros idiomas. A mais conhecida nesse sentido é “saudade”. Algumas línguas possuem uma explicação para essa expressão, mas não a tradução pura e simples.
Também entram para essa lista:
- Gambiarra;
- Anteontem;
- Quentinha;
- Cafuné;
- Cadê;
- Mutirão.
Existem muito mais palavras únicas na Língua Portuguesa. Você pode conferir os significados de 13 termos que só existem em português no nosso artigo.