ID Jovem: saiba como fazer cadastro para obter a carteirinha

A ID Jovem é um benefício que garante descontos em eventos culturais e em passagens de transporte público interestadual.

O governo federal tem um benefício para pessoas entre 15 e 29 anos que dá direito a 50% de desconto em eventos culturais. A ID Jovem garante meia-entrada em cinemas, teatros, shows e campeonatos esportivos. Além disso, a carteirinha também dá duas vagas gratuitas e dois tickets com 50% em viagens interestaduais de transporte público.

No caso das passagens de ônibus, trem e barco, essas serão ofertadas pelas companhias apenas na categoria tradicional. A oferta é obrigatória nos guichês, mas não necessariamente quando vendidas pela internet. Cada beneficiário só pode usar uma vaga (seja gratuita ou com desconto) por vez.

Quais são os requisitos para ter a ID Jovem

Além do critério de idade (15 a 29 anos), o programa também tem outros dois requisitos que devem ser cumpridos. São eles:

  • Fazer parte de família com renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.424 atualmente); e
  • Estar inscrito no CadÚnico, com as informações atualizadas nos últimos 24 meses.

De acordo com o governo federal, para requerer a ID Jovem não é preciso estar estudando.

Como solicitar a ID Jovem?

Aqueles que querem ter a carteirinha precisam ir presencialmente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), normalmente localizados junto às prefeituras. Para obter a ID Jovem, o interessado é obrigado a apresentar:

  • Documento de identificação com foto; e
  • Número de Identificação Social (NIS).

Além desses, é possível que o servidor do CRAS peça comprovante de renda, comprovante de domicílio e outros documentos oficiais. Por isso, é recomendável que, antes de fazer a solicitação, você entre em contato com o órgão para saber exatamente o que levar.

Depois de cadastrado, o beneficiário pode emitir a ID Jovem física pelo site ou app. Para isso, basta informar: NIS, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Assim que a carteirinha chegar na sua casa, você pode validá-la pelo mesmo site.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.