Homófonas: 15 palavras que soam iguais, mas têm grafia e significado diferentes

Está estudando Língua Portuguesa para as provas do concurso e para a redação? As palavras homófonas que podem te enganar na hora da escrita. Descubra como.

Você sabe o que são palavras homófonas, concurseiro? São aquelas que têm a mesma fonética, mas que possuem grafia e significados diferentes. A questão é que elas podem te colocar em dúvida na hora da redação do certame e induzir ao erro. Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou 15 palavras homófonas que servirão de exemplo para você entender um pouco mais sobre esse assunto, que não é nada complicado.

Se você é daqueles concurseiros que levam os estudos da Língua Portuguesa a sério e quer arrasar nas provas, deve continuar a leitura até o fim para conhecer os principais exemplos de palavras homófonas do nosso idioma. Afinal de contas, quanto menor for a sua dificuldade de escrever a redação, maiores serão as suas chances de ser aprovado, certo? Confira.

Exemplos de palavras homófonas

1) Assento e acento

Assento se refere a um local que é permitido se assentar, como um banco, cadeira ou sofá. Exemplo: O assento do ônibus estava todo sujo. Acento se refere a um sinal que faz parte da grafia do nosso idioma. Exemplo: A palavra “fúnebre” leva acento agudo na letra “u”. Entendeu a diferença?

2) Arrochar e arroxar

Outra das palavras homófonas que costuma enganar muito concurseiro. Arrochar significa apertar-se com bastante força. Exemplo: Rubens não conseguiu se arrochar naquela calça justa que estava vestindo. Arroxar é derivado de algo que ficou na cor roxa. Exemplo: Maria tomou uma pancada tão forte durante o jogo de handebol, que o trauma arroxou a sua perna.

3) Alto e auto

Essa também são palavras homófonas que deixam muitos candidatos em dúvida. Alto refere-se à altura ou comprimento, seja de um objeto ou pessoa. Exemplo: Bernardo é mais alto que Giovani. Auto faz menção a si mesmo. Exemplo: O artista fez uma linda autorreflexão sobre o seu comportamento naquela festa.

4) Palavras homófonas: Cela ou sela

Cela significa um pequeno compartimento para acomodação individual. Exemplo: O prisioneiro terá direito a uma cela, enquanto estiver detido. Sela se refere a uma espécie de assento acolchoado, que pode ser usado para diferentes finalidades. Exemplo: Camila não consegue andar a cavalo sem sela. Está ficando claro, concurseiro?

5) Cerração e serração

Cerração se refere a um fenômeno da natureza conhecido como neblina. Exemplo: É preciso ter cautela para dirigir com toda essa cerração. Serração faz referência ao local específico onde se serra madeiras, que fica localizado dentro de uma marcenaria. Exemplo: Moacir está finalizando o seu trabalho na serração.

6) Concelho e conselho

Mais uma das palavras homófonas que merecem atenção. Concelho significa região ou município. Exemplo: Meu irmão reside no concelho do Porto. Conselho remete a uma ideia ou sugestão sobre qualquer assunto. Exemplo: Esteja atento para o conselho que vou lhe dar.

7) Conserto e concerto

Conserto se refere a qualquer tipo de reparo mecânico. Exemplo: O conserto do motor do meu carro ficou muito caro.
Concerto faz menção a um show musical, independentemente do gênero. Exemplo: O Maestro ficou completamente perdido durante o concerto de ópera.

8) Ouve e houve

Quando se trata de palavras homófonas, esse exemplo é perfeito e deixa muito concurseiro na dúvida. Ouve remete ao verbo “ouvir”. Exemplo: Meu avô tem 95 anos e ainda ouve muito bem. Houve se refere ao verbo “haver”. Exemplo: Houve uma queima de estoque naquela loja do shopping ontem à tarde.

9) Palavras homófonas: Mal e mau

Mal é o antônimo de “bem”. Exemplo: Antônia chegou ao trabalho passando mal. Mau é o antônimo de “bom”. Exemplo: João é um homem muito mau com todos. Dica extra: quando pintar a dúvida, basta lembrar de trocar a palavra em questão pelo seu antônimo. Se a frase continuar fazendo sentido, o uso está correto, combinado?

10) Tachado e taxado

Tachado refere ao apontamento ou ponderações sobre algo, que se referem aos pontos de melhoria ou defeitos. Exemplo: O texto de Joana foi tachado como superficial demais pelo professor. Taxado faz menção a um tributo ou taxa. Exemplo: Esse novo imposto será taxado pelo governo estadual.

11) Sessão, seção e cessão

Pensou em palavras homófonas? Atenção para esse exemplo. Sessão é um espaço de tempo, seja de uma reunião, um espetáculo de teatro ou um filme no cinema. Exemplo: A última sessão do filme “Homem-Aranha” é às 22h. Seção se trata do efeito de repartir. Exemplo: O atendimento ao público na seção daquela repartição pública se encerra às 17h. Cessão significa o ato de ceder, transferir algo, emprestar ou dar posse. Exemplo: Ricardo regularizou a cessão de direitos do imóvel.

12) Cem e Sem

Cem remete ao número 100. Exemplo: O corredor profissional deu cem voltas na pista de atletismo em apenas uma hora. Sem indica ausência ou falta de algo (ou de uma pessoa). Exemplo: A festa começou sem a presença de Maria.

13) Asso e Aço

Asso se trata da conjugação do verbo “assar”. Exemplo: Eu asso pães em apenas 40 minutos. Aço é um material feito com liga de carbono, amplamente usado na indústria. Exemplo: A estrutura das torres gêmeas do World Trade Center era de aço.

14) Apreçar e Apressar

Esse também é um ótimo exemplo de palavras homófonas. Apreçar é fazer uma pesquisa de preço ou cotação no mercado. Exemplo: Marcos pediu para Pedro apreçar aquele modelo de piscina. Apressar significa acelerar algo ou agir com rapidez. Exemplo: Bruna apressou o irmão para alcançar os colegas.

15) Traz e trás

A última das palavras homófonas que todo concurseiro precisa conhecer. Traz é derivado do verbo “trazer”. Exemplo: O inverno traz o frio, diversos tipos de alergias e problemas respiratórios. Trás é um advérbio de lugar. Exemplo: João estava de trás do armário se escondendo de Heloísa durante as brincadeiras na escola.

Leia também

você pode gostar também

Saiba por que estes são os 10 carros mais seguros do mundo

Pretende comprar um automóvel para viajar com a família e preza pela segurança de todos a bordo? Conheça os 10 carros mais seguros do mundo e descubra por que eles ganharam esse título.

5 séries da Netflix que ajudam a desenvolver empatia

Se você acha que está precisando aprimorar algumas habilidades comportamentais no dia a dia, fique por dentro de cinco séries da Netflix que ajudam a desenvolver empatia.

Arcabouço: o que significa essa palavra? Entenda para que serve

A palavra arcabouço é uma das expressões da Língua Portuguesa que possui diversos significados, com base no sentido figurado e literal que adotam dentro de outras terminologias. Desse modo, é importante entender as funções e a maneira com…

Onde ou aonde? Diferença e forma de usar essas palavras

A diferença entre onde ou aonde está pautada entre a forma certa de usar essas palavras, apesar das semelhanças morfológicas e sintáticas entre elas. Desse modo, deve-se estar atento às ideias que exprimem dentro das orações e períodos.

Horóscopo para o mês de Abril: o que cada signo pode esperar?

Se você é um concurseiro fã de Astrologia, confira as previsões do horóscopo para cada signo em abril e descubra se os ventos estão favoráveis no quarto mês do ano.

Estes são os 3 signos mais CARINHOSOS; o seu é um deles?

Pessoas carinhosas costumam manter suas relações por mais tempo e o signo pode ser um fator influenciador em tudo isso; confira a seguir os signos mais carinhosos do Zodíaco.