Home Office: quais são as áreas que mais contratam para trabalho remoto?

A pandemia estabeleceu a tendência do home office e do trabalho remoto no mercado de trabalho. Atualmente, existem áreas específicas que mais contratam profissionais dentro dessa modalidade de atuação, em especial pela praticidade e custos operacionais reduzidos.

De acordo com o levantamento da LCA Consultores, no terceiro trimestre de 2022 existiam 6,53 milhões de trabalhadores atuando na modalidade home office. Mais especificamente, estima-se que o rendimento médio desses trabalhadores ficou em R$ 3 mil. Neste contexto, existem áreas que se destacam pela contratação de profissionais para trabalho remoto.

continua depois da publicidade

Em complemento com essa pesquisa, informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estabeleceu que 1 a cada 4 profissionais no país podem trabalhar de forma remota, o que equivale a 20,4 milhões de trabalhadores e 24,% do total da população brasileira. Sendo assim, existe espaço para crescimento e uma tendência da adoção dessa modalidade de atuação.

Sobretudo, o trabalho remoto e o home office oferecem mais praticidade os funcionários, uma vez que não precisam arcar com o transporte diário e podem atuar de suas residências. Ademais, estabelece menos custos operacionais para as empresas, que não precisam arcar com o aluguel de escritórios, manutenção dos ambientes de trabalho e gastos associados. Saiba mais a seguir:

Quais são as áreas que mais contratam em home office?

continua depois da publicidade
Leia também

1) Profissionais da área de vendas

A área de vendas é uma da pioneiras no trabalho remoto, porque diversas companhias atuam com os funcionários circulando entre os escritórios do cliente. Desse modo, é uma atuação nômade que demanda um relacionamento direto com os consumidores, e por isso permite que os funcionários atuem de suas casas.

Desde representantes comerciais até gerentes e diretores regionais, essa área utiliza o home office por conta da versatilidade e da dinâmica natural de atuação dos profissionais. No geral, são poucas as companhias que possuem escritórios em todas as regiões que atuam, sendo mais comum possuir uma central administrativa.

continua depois da publicidade

2) Web Designer

O profissional de Web Design tende a atuar por conta própria, de forma que a atuação remota faz mais sentido com a rotina produtiva e natureza das atividades desempenhadas na profissão. Em específico, esse é o profissional responsável pela parte estética e funcional de páginas da internet, atuando desde a navegabilidade até a interação, aparência e construção visual de sites.

3) Designer Gráfico

Como profissionais conectados coma criatividade, existe uma rotina semelhante aos webdesigners, programadores, editores de vídeo e trabalhadores que atuam mais com projetos do que com pessoas. Sendo assim, podem atuar em home office porque não existe contato direto com a equipe ou o cliente final.

Contudo, é comum que ocupem posições em escritórios quando existe um grande fluxo de demandas, pois assim são inseridos em uma cadeia de conteúdo que depende da análise e revisão de outros responsáveis. Portanto, depende de como o profissional deseja atuar dentro do mercado de trabalho da sua área.

continua depois da publicidade

4) Desenvolvedor de Software ou Engenheiro de Software

Seja na criação de sistemas ou de aplicativos, o desenvolvedor é um profissional responsável pela criação, projeção, implementação, manutenção e atualização de sistemas diversos. Acima de tudo, é quem domina as linguagens de programação e consegue aliar esse conhecimento com a coleta de dados para auxiliar a empresa na tomada de decisões.

Porque atua diretamente com códigos e sistemas, não está submetido a uma cadeia produtiva permeada por contato com pessoas. Neste caso, pode realizar os procedimentos de revisão com o cliente de maneira remota, por videoconferências, por exemplo.

Contudo, o desenvolvedor trabalha desde a compreensão das demandas e detalhes do que foi solicitado até a última etapa desse processo. Por conta disso, é importante realizar reuniões de alinhamento e apresentação de cada avanço, pois ainda que atue com os sistemas, depende da aprovação dos clientes para seguir as etapas do projeto.

5) Tradutor

Os profissionais que atuam com tradução tendem a ser mais independentes porque trabalham com base nas demandas que recebem e realizam o processo de transcrição por conta própria. Comumente, são funcionários home office ou autônomos que oferecem o serviço à distância.

Assim como os desenvolvedores, podem realizar as etapas de comunicação com o cliente por meio de videochamadas. Diferente do intérprete, que está em contato com o conteúdo e os emissores, quem trabalha com tradução está mais conectado com os textos do que com as pessoas envolvidas na produção daquele material.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade