Guia prático: como clarear suas roupas brancas com 3 dicas caseiras

Para que suas roupas brancas voltem a ter uma aparência limpa e brilhante, sem danificá-las, adote os seguintes truques caseiros.

A roupa branca é um clássico no guarda-roupa, pois combina com qualquer outra cor. Contudo, o principal problema dessas peças é que, com o tempo, se não forem bem cuidadas, tendem a amarelar ou acinzentar.

É verdade que no mercado você encontrará uma infinidade de produtos químicos, como alvejante, que permitem branquear suas roupas, mas também existem alguns truques caseiros que podem fazer o mesmo por suas roupas, fazendo você economizar. Confira os principais abaixo.

Por que as roupas brancas ficam amareladas?

Com o tempo, as roupas brancas ficam amareladas quando não as lavamos corretamente. Nesse sentido, deve-se ter em conta que a melhor opção para este tipo de roupa é fazê-la sempre em água fria e com a quantidade certa de sabão.

O excesso de sabão combinado com água quente pode ocasionar o aparecimento de manchas amarelas na roupa. Por outro lado, essa perda de brancura também pode ser devido ao fato de a roupa não ser separada corretamente e você misturar suas roupas brancas com outras coloridas.

A secagem também é importante, deve ser feita sempre ao sol, pois os raios UVA ajudam o tecido a manter a cor. Por isso, se você sempre pendura suas roupas na sombra, já deve ter notado que elas ficam amarelas. O mesmo acontece quando usamos a secadora.

3 dicas para clarear roupas brancas em casa

1. Sabão em pó, limão e sal

Uma das maneiras mais antigas e fáceis de branquear suas roupas brancas é misturando sabão em pó, limão e sal. Estes têm ingredientes que trabalham para devolver a roupa à sua tonalidade original.

Basta misturar dois litros de água, o suco de 3 limões, 1 colher de sopa de sal e ¼ xícara de sabão em pó. Coloque os ingredientes na água fervente e mergulhe a roupa, deixando de molho por meia hora.

Em seguida, lave-a, retirando os restos da mistura e coloque-o para secar. Observe atentamente as instruções da etiqueta da roupa, algumas podem ser danificadas pelo uso de água quente.

2. Água-oxigenada

Certamente você conhece muitas vantagens do peróxido de hidrogênio, que não se limitam à limpeza de ferimentos. Misturando água-oxigenada com sabão e água, você obtém uma ótima opção para devolver a cor branca à sua roupa favorita.

Basta diluir ¼ de xícara de sabão para roupas delicadas em dois litros de água. Adicione ¼ xícara de peróxido de hidrogênio e misture bem. Mergulhe sua roupa e deixe descansar por meia hora. Retire após este tempo e lave bem a roupa. Depois estenda a roupa ao ar livre para secar completamente.

3. Vinagre e bicarbonato de sódio

Um dos melhores alvejantes que existe é o bicarbonato de sódio, graças à sua composição. Para deixar suas roupas brancas por mais tempo ou evitar o aparecimento de manchas amarelas, dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água com vinagre e despeje a mistura sobre as roupas quando estiverem na máquina de lavar.

Por fim, outra opção, igualmente eficaz, é adicionar somente o bicarbonato de sódio junto com o sabão no início do ciclo de lavagem.

Como lavar roupas brancas corretamente?

O segredo é a forma de lavar. A primeira coisa é separar muito bem as roupas brancas se formos lavá-las na máquina de lavar na companhia de outras roupas. É melhor lavar essas peças sozinhas, ou seja, se possível, nada de branco com bege, azul-claro, rosa ou similar.

Se as roupas estiverem sujas, como costuma acontecer com os punhos e golas das roupas brancas, deve-se esfregar suavemente essas áreas para retirar grande parte da sujeira que ali se acumula.

O mais eficaz é que o faça com o sabonete corporal. Este tipo de sabonete, clareia com eficácia e remove grande parte da sujeira, além de não danificar a roupa branca. Feito isso, é só inserir normalmente na máquina de lavar, adotando um dos truques caseiros listados acima.

Leia também

você pode gostar também

5 figuras de linguagem mais comuns: saiba como usar cada uma delas

Figuras de linguagem, também conhecidas como figuras de estilo, são recursos estilísticos que adotam o sentido conotativo das palavras e expressões e são bastante usadas na língua portuguesa; saiba como usá-las.

Saiba quais são as 11 raças de gatos mais comuns no Brasil

São várias as raças de gatos espalhadas pelo mundo todo. No Brasil, existem as raças campeãs de popularidade e outras nem tanto conhecidas; confira as 11 raças de gatos mais comuns no país.

Gramática: 5 regras de uso da vírgula para não esquecer mais

A vírgula é um elemento essencial no mundo da pontuação. Confira cinco regras de uso desse sinal para não esquecer mais em redações ou no mundo profissional.

“Mostra” e “amostra”: existe diferença? Saiba a forma correta de usar os termos

Entenda quando empregar “mostra” ou “amostra”. Confira exemplos e memorize uma dica fácil para quando surgir a dúvida.

Quem são as 8 mulheres bilionárias brasileiras na lista da Forbes?

Famosa publicação norte-americana elabora uma lista com nomes de mulheres bilionárias no mundo inteiro. Confira a lista das 8 mulheres bilionárias brasileiras.

Os signos mais medrosos: será que o seu é um deles?

Se você é um concurseiro que vive ligado nas previsões diárias do horóscopo, conheça quais são os cinco signos mais medrosos do zodíaco.