Gosta de ler e escrever? Veja 5 profissões que combinam com você

Se você gosta da área de Ciências Humanas e sempre quis atuar nela, fique por dentro de cinco profissões para quem gosta de ler e escrever. Depois é só decolar na carreira.

Você tem familiaridade com as palavras, consegue se expressar com clareza por meio da escrita e, sobretudo, faz questão de aprimorar os seus conhecimentos com a leitura? Essas habilidades indicam que você pode se dar muito bem, se investir na área de Humanas. Por isso, essa matéria selecionou cinco profissões para quem gosta de ler e escrever.

continua depois da publicidade

Continue conosco até o final para conhecer um pouco mais sobre as possíveis opções de carreira que envolvem a escrita e a leitura. Se você atuar em algum dos cargos abaixo poderá ter a chance de transformar uma paixão em um ofício bem remunerado. Confira.

Profissões para quem gosta de ler e escrever

1) Jornalista

Leia também

Esse profissional é o responsável por realizar a apuração das informações sobre um assunto e escrever a reportagem. O Jornalista precisa estar sempre ligado nos acontecimentos mais relevantes nas áreas de política, educação, economia, esportes, cidadania e internacional.

Ele precisa pesquisar, reunir e organizar as informações a respeito de um conteúdo que será criado e que teve a sua origem no trabalho investigativo. O Jornalista pode produzir reportagens escritas, em vídeo ou até em áudio, dependendo do veículo de comunicação no qual presta serviço.

continua depois da publicidade

Quem tem paixão pela escrita e pela leitura ou vocação para exercer esse cargo, pode se arriscar nessa profissão sem medo. É possível trabalhar em emissoras de TV ou de rádio, jornais ou revistas (impressos ou online) e até em sites de notícias em geral. Trabalho não vai faltar.

2) Roteirista

Mais uma das profissões para quem gosta de ler e escrever. Você é daquelas pessoas que têm a criatividade em alta e sempre sonhou em escrever roteiros para peças de teatro, comerciais, séries, novelas e filmes? Atuar como Roteirista pode ser uma opção interessante, já que o mercado de trabalho está aquecido para os mais competentes.

continua depois da publicidade

Por trás de toda produção cinematográfica de sucesso, existe sempre um Roteirista nos bastidores, sabia? Dessa forma, se você se identifica com a criação e adaptação dos mais variados tipos de roteiros, essa profissão pode ser perfeita para o seu caso.

Dependendo da situação, é preciso que um roteiro seja adaptado para outros tipos de mídias, como as digitais, por exemplo. E sem o trabalho com a máxima eficiência de um Roteirista competente, todas as histórias para a televisão ou cinema não alcançariam a audiência esperada. As principais contratantes desse profissional são as emissoras de TV, produtoras de filmes e/ou de peças de teatro.

3) Profissões para quem gosta de ler e escrever: Compositor

Você costuma ter a imaginação fértil para criar letras de músicas de samba, rock, pagode, sertanejo, MPB ou de qualquer outro gênero? Esse dom pode ser bastante rentável, dependendo da aceitação e da qualidade do seu trabalho.

continua depois da publicidade

A escrita e a leitura constante fazem parte da rotina de trabalho de um Compositor musical. É conveniente ressaltar que é preciso ter uma certa sensibilidade para que sejam criadas letras que sejam agradáveis aos ouvidos do público e que, sobretudo, combinem com as melodias das canções.

Sempre existe espaço no mercado de trabalho para bons Compositores. Você pode conseguir oportunidades em gravadoras e em empresas do ramo musical. Dependendo da sua criatividade e experiência, os seus serviços podem ser bastante requisitados.

4) Sociólogo

Essa também é outra das profissões para quem gosta de ler e escrever. A Sociologia envolve conceitos relacionados a tudo aquilo que permeia sociedades e culturas de uma região, sejam elas modernas ou antigas. E quem tem formação em Sociologia precisa saber usar as palavras para transmitir conhecimentos.

Você já reparou a quantidade de livros que já foram publicados por Sociólogos em todo o planeta? Quem curte trabalhar com a escrita e é fã de uma boa leitura, essa carreira pode ser cogitada. Esse profissional pode trabalhar redigindo artigos científicos, fichamentos e ensaios metodológicos.

O Sociólogo pode atuar em institutos que realizam pesquisas, museus, centros históricos e culturais, universidades e até em escolas (públicas ou privadas). O mercado de trabalho costuma ser bastante promissor para esse profissional. Pode acreditar.

5) Copywriter

A última das profissões para quem gosta de ler e escrever. Você tem uma linguagem escrita persuasiva e acha que consegue convencer com as palavras o público-alvo de uma empresa? Pode se tornar um Copywriter e se dar bem financeiramente.

Esse profissional pode trabalhar em revistas, agências de marketing digital ou publicidade, sites, jornais impressos e até produzindo conteúdo digital para a internet ou comerciais de TV. Tudo vai depender do nicho que mais interessa a ele e, claro, da sua criatividade.

Se você é daqueles que amam ler, escrever e dominam as principais técnicas persuasivas, pode atuar nessa profissão, que está em alta no mercado de trabalho. Afinal, ela é uma das responsáveis pelo aumento do faturamento de qualquer negócio.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade