Gentileza gera gentileza: 5 atitudes para se tornar alguém mais gentil

A gentileza pode ser cultivada com 5 atitudes simples que permitem praticar essa atitude no cotidiano. Desse modo, é possível desenvolver os relacionamentos de maneira positiva, mas também cuidar da própria saúde e garantir mais qualidade de vida.

Por definição, gentileza é sinônimo de amabilidade, e pode ser caracterizada por uma delicadeza praticada com outras pessoas. Sendo assim, ser gentil está associado a dar atenção, agir de maneira cuidadosa e afetuosa dentro dos relacionamentos. Porém, existem 5 atitudes que podem tornar alguém mais gentil e não exigem muito esforço.

continua depois da publicidade

Mais do que uma ação social, a gentileza possui consequências fisiológicas, pois está associada à formação de hormônios associados ao bem-estar e a alegria. Neste caso, estudos indicam que atos de gentileza geram liberação de endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina no organismo, criando uma sensação de prazer. Saiba mais a seguir:

5 atitudes para se tornar alguém mais gentil

1) Realize elogios sinceros

Leia também

Não guarde para você a opinião positiva sobre a roupa ou o comportamento de alguém. Elogios sinceros são um ato de gentileza, pois demonstram que você está prestando atenção e que aquela pessoa faz diferença no seu cotidiano. Se quiser aprofundar ainda mais o gesto de carinho, elogie as atitudes e o caráter da pessoa, pois isso cria um senso de reconhecimento importante.

Lembre-se: elogiar não é sinônimo de bajular. Mais do que elogiar com excesso, procure fazer isso com qualidade e de maneira especial, para que não se torne algo corriqueiro ou sem valor. Aqui, o objetivo é valorizar a pessoa e fazê-la sentir-se bem, não superior aos outros.

continua depois da publicidade

2) Aja com empatia

A empatia é um ato de gentileza porque demonstra uma preocupação verdadeira e um interesse genuíno em entender as pessoas dentro dos relacionamentos. Basicamente, agir com empatia significa que você está saindo da sua zona de conforto para entender a perspectiva do outro, não sendo somente um ouvinte, pois age como companheiro e ombro amigo.

Portanto, a empatia é um exercício emocional que permite ampliar a sua visão de mundo, fugir do egoísmo e ser solidário. Ainda que não caiba aconselhar ou resolver a situação, muitas vezes a empatia ao escutar o problema é suficiente para prestar apoio. Acima de tudo, agir dessa forma é um gesto de presença para quem está passando por dificuldades.

continua depois da publicidade

3) Ajude sempre que possível

Você notou alguém carregando sacolas pesadas perto de você, ou então viu uma pessoa apressada no trânsito? Dê a preferência e a passagem, pois isso significa que você está vendo a situação do outro e ainda fazendo a sua parte para ajudar. Caso caiba, ofereça-se para ajudar a carregar o peso ou abra a porta da saída para facilitar o trajeto.

A gentileza em dar a preferência é uma forma de estar consciente do que está acontecendo com outras pessoas no ambiente. Esse tipo de atitude gentil pode ser exercida de várias formas, desde oferecer água para o carteiro que deixou a encomenda em sua casa até dividir o guarda-chuva com um desconhecido que está sem proteção.

4) Faça doações

As doações são baseadas em um ato de gentileza e caridade quando a pessoa entende que possui mais do que o suficiente para si mesma, e reconhece que outros têm necessidades maiores. Sendo assim, doar não se trata somente de dinheiro e investimentos em campanhas, pois os gestos mais simples como deixar um casaco com um morador de rua conta.

continua depois da publicidade

Neste sentido, é interessante avaliar o que você está guardando há muito tempo e não usa mais, e assim livrar-se dos excessos por uma boa causa. Organize os armários de roupa, as gavetas de utensílios e até mesmo as prateleiras de comida ou remédio. O que você pode doar para quem precisa?

Se possível, procure organizações não governamentais em sua cidade ou instituições religiosas, pois ambas possuem frentes de doação em suas atividades.

5) Demonstre interesse

Preste atenção no que as pessoas estão dizendo, e isso envolve olhar nos olhos e realmente se envolver com a história sendo contada. No geral, esse tipo de gentileza cria uma valorização no relato, mas também aprofunda os relacionamentos porque você se apresenta como alguém confiável, como um bom ouvinte.

Em alguns casos, não é necessário aconselhar ou oferecer soluções, pois ouvir ao desabafo é mais do que o suficiente. Comumente, os indivíduos só estão buscando um pouco de atenção às próprias questões.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade