Futuro do trabalho: 5 tendências profissionais que estão bombando

Conhecer as 5 tendências profissionais que estão bombando é uma forma de estar alinhado com o futuro do trabalho, sabendo onde investir o tempo e a atenção. Mais do que se manter competitivo, esse é um caminho para chegar mais longe na carreira.

O futuro do trabalho é um tema em discussão constante na atualizada, em especial por conta das inovações tecnológicas e transformações que estão acontecendo no mercado profissional. Neste sentido, existem 5 tendências profissionais que estão bombando e podem te ajudar a se diferenciar da concorrência.

continua depois da publicidade

Mais do que carreiras de sucesso com boas remunerações, essas informações referem-se à forma de realizar as atividades profissionais, modalidade de prestação de serviço e adesão a novas tecnologias dentro das empresas. Portanto, é uma forma de se manter a frente e garantir sucesso na carreira. Saiba mais informações a seguir:

5 tendências profissionais que estão bombando

Leia também

1) Discussões sobre saúde mental no ambiente de trabalho

O período da pandemia adoeceu mentalmente e fisicamente diversos profissionais, que forçados a ficar isolados em suas residências passaram a lidar também com uma carga maior de trabalho. Neste contexto, os diagnósticos de burnout e estafa mental se multiplicaram entre trabalhadores previamente saudáveis.

Em decorrência desse processo, a saúde mental tornou-se um tópico amplamente debatido no mercado de trabalho. Além da responsabilização das empresas em criar um ambiente laboral saudável, os profissionais passaram a se conscientizar acerca dos próprios limites, e também dos direitos que possuem.

continua depois da publicidade

Sendo assim, essa é uma tendência que está bombando e não deixará de ser um tópico tão cedo. Aos poucos, as companhias e instituições estão se modernizando, com práticas como semanas de 4 dias de trabalho, serviços terapêuticos incluídos nos benefícios e outras políticas.

2) Adesão às tecnologias de automação

A Inteligência Artificial é um tópico recorrente dentro das discussões acerca do futuro do trabalho e desenvolvimento do mercado. Mais do que automatizar muitos procedimentos, ampliando o desempenho e produtividade de alguns setores, essa adesão às tecnologias de automação modificaram a forma com que as pessoas trabalham.

Como consequência desse processo, algumas profissões estão desaparecendo e outras estão passando por uma renovação completa. Acima de tudo, os profissionais estão sendo cobrados de adquirir habilidades para aprender a lidar com essas novas ferramentas e se manter importante no processo produtivo.

continua depois da publicidade

3) Ampliação do trabalho remoto ou híbrido

Como citado anteriormente, a pandemia obrigou as empresas a migrarem do modelo presencial para o modelo remoto, e posteriormente aderirem ao modelo híbrido até a retomada das atividades. Contudo, muitas instituições encontraram vantagens nessas modalidades, em especial pela redução dos custos operacionais com aluguel e manutenção dos escritórios.

Além disso, os trabalhadores aderiram à flexibilidade de trabalhar de qualquer lugar como um valor importante no cotidiano produtivo. Assim, uma tendência em desenvolvimento é a transformação dos regimes de trabalho dentro das empresas e equipes, principalmente diante da melhoria no desempenho.

4) Aumento da inclusão e diversidade

Esses dois pilares estão cada vez mais presentes nas discussões acerca do futuro do trabalho. Mais do que uma questão puramente social, esse tema engloba aspectos de produtividade, desempenho, valores organizacionais e transformação da sociedade. Com as novas demandas da geração Z e dos consumidores, equipes diversas se tornam ferramentas de crescimento para as companhias.

continua depois da publicidade

As chamadas políticas afirmativas e vagas afirmativas estão sendo substituídas por processos que naturalmente incluem um público socialmente desprivilegiado. Ademais, as instituições estão se comprometendo com a formação ética dos profissionais, a fim de garantir um atendimento humanizado e respeitável com os diferentes públicos.

5) Valorização das soft skills

As soft skills, também chamadas de habilidades socioemocionais, estão se tornando cada vez mais importantes dentro do mercado de trabalho. Dessa forma, há uma substituição da prioridade por habilidades técnicas e conhecimentos teóricos por capacidades relacionadas à inteligência emocional e autoconhecimento.

No geral, são exemplos de soft skill o relacionamento com o cliente, inteligência interpessoal, comunicação empática, flexibilidade, colaboração, aprendizagem contínua, boa comunicação e adaptabilidade. Ainda que não possam ser aprendidas nos livros, são ferramentas importantes para o sucesso profissional.

continua depois da publicidade

Uma vez que as equipes estão se tornando cada vez mais integradas e multidisciplinares, as soft skills surgem para facilitar o contato entre profissionais diferentes.

Leia também

Concursos em sua
cidade