Fique atento: 7 eletrodomésticos que mais gastam energia elétrica na sua casa

A economia da eletricidade exige algumas mudanças de comportamento que não sacrificam o estilo de vida e conforto das famílias.

Com a conta de luz cada vez mais alta, algumas dicas para economizar energia elétrica são bem-vindas. Dessa maneira, é importante atenção a alguns aparelhos com consumo elevado, como trocar modelos de lâmpada. Sendo assim, confira 7 eletrodomésticos que mais gastam energia elétrica na sua casa.

continua depois da publicidade

No geral, economizar na conta de energia elétrica diante de tantas bandeiras e tarifas extras permite usar o dinheiro para outras demandas, como na compra de bens de consumo e em outras contas familiares.

A conta de energia elétrica não tem cobrança de taxas extras desde o final da bandeira de escassez hídrica, que durou desde setembro de 2021 até meados de abril deste ano. De acordo com a Aneel, a bandeira verde é usada quando há condições favoráveis de geração de energia.

Leia também

A classificação é realizada conforme produção de energia elétrica, que podem aumentar com a falta de chuva, por exemplo. Para o mês de novembro, a Aneel manteve a bandeira verde, que estava prevista desde abril de 2022.

continua depois da publicidade

7 eletrodomésticos que mais gastam energia elétrica

Hoje em dia, são muitos os aparelhos que compõem uma casa. Muitos deles foram criados com objetivo de dar mais comodidade e poupar o trabalho. No entanto, seu uso constante encarece a conta de energia elétrica. Caso queira diminuir o valor da conta, preste atenção nos seguintes eletrodomésticos:

  1. Chuveiro e torneira elétrica;
  2. Ar-condicionado;
  3. Computador;
  4. Fogão elétrico (cooktop);
  5. Geladeira e Freezer;
  6. Máquina de lavar roupa;
  7. Forno de micro-ondas.

Mesmo quando estão desligados, muitos equipamentos costumam gastar bastante energia apenas por estarem conectados. Assim, o ideal é deixá-los sempre desplugados, como no caso de carregador de celular, televisão, aparelhos de som e forno de micro-ondas.

Vale lembrar que, para novembro de 2022, a Aneel definiu que a conta de luz continuará cobrando apenas o nível de energia utilizada ao longo do mês.

continua depois da publicidade

Dessa forma, não há cobrança de tarifa extra, onde será mantida bandeira verde novamente. Isso quer dizer que a situação dos reservatórios hídricos está boa, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Como economizar energia elétrica?

Caso queira diminuir o valor da conta, listamos algumas boas dicas:

  • Lâmpadas acesas: muitas vezes, as pessoas têm mania de deixas as lâmpadas acesas, mesmo sem necessidade, durante o dia. Então a primeira dica é aproveitar a luz natural o máximo que puder;
  • Aparelhos com melhor desempenho: os aparelhos mais antigos costumam consumir mais energia, com menor desempenho. Assim, é interessante investir em eletrodomésticos mais modernos, com um aproveitamento maior;
  • Lâmpadas fluorescentes ou de LED: elas podem ser mais caras no mercado, mas oferecem maior durabilidade e desempenho. Conforme a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação, as lâmpadas fluorescentes e de LED reduzem os gastos com energia elétrica em até três vezes. Ambas tem uma duração que pode chegar ao dobro do tempo enquanto consomem metade da energia das lâmpadas tradicionais;
  • Banhos longos: o chuveiro elétrico é um dos principais vilões do consumo da energia elétrica. Em razão disso, é importante estipular um tempo máximo para o banho;
  • Uso do ar-condicionado: evite deixá-lo ligado durante todo o dia. Assim, programe-o para desligar no meio da noite, quando já o tempo já está mais fresco.
Leia também

Concursos em sua
cidade