Quem está estudando para concurso ou provas similares precisa se valer de diferentes técnicas de memorização. Para isso, é preciso criar alguns hábitos que ajudam a aprender mais rápido e com melhor qualidade. Primeiramente, o concurseiro deve manter sua rotina o mais saudável possível.
Sem um corpo preparado para aguentar longas horas de estudo, você terá dificuldade de concentração, foco e pode até ter um problema na coluna por ficar muito tempo sentado. O segundo passo para melhorar o aprendizado é manter o ambiente sempre limpo, organizado e longe de barulhos.
Por fim, buscar estratégias que potencializem sua atividade cerebral. Pensando nisso, o Concursos no Brasil reuniu 7 dicas para te ajudar a aprender mais, melhor e em pouco tempo. Veja quais são:
1. Utilizar material impresso
Os textos em PDF são bastante populares e práticos, mas podem não ser a melhor opção na hora de estudar. O primeiro ponto é porque a luz do computador ou tablet pode te cansar mais rápido, fadigar os olhos e até dar dor de cabeça.
Outros fatores são o ritmo intuitivo e maior nível de concentração na atividade devido à experiência sensorial de segurar o papel.
2. Ler em voz alta
Quando você faz uma leitura em voz alta, o seu corpo se exercita junto com o cérebro, fazendo um trabalho coletivo usando diferentes sentidos. Assim, é possível visualizar e ouvir as informações ao mesmo tempo.
Além disso, você melhora a dicção, entonação, vocabulário e até mesmo a concentração.
3. Fazer anotações à mão
Os diferentes aparelhos eletrônicos são bastante úteis, mas para quem quer aprender mais rápido, as anotações em papel são mais eficazes. Isso porque quando você escreve à mão, a tendência é colocar o que você entendeu com as suas palavras.
Por precisar de mais raciocínio, as anotações à lápis ou caneta incentivam o cérebro a memorizar melhor a informação.
4. Fazer revisões periódicas
Desde 1885, cientistas estudam a “curva do esquecimento”. Esse fenômeno indica que você tem chance de reter até 80% de algo novo que você aprendeu se revisar o conteúdo dentro de 24h.
Por isso, retorne às suas anotações, relembre o que foi visto e busque encontrar outros ângulos daquele mesmo assunto.
5. Estudar diferentes conteúdos
Uma técnica para aprender mais rápido é se dedicar a diferentes disciplinas no mesmo dia. Dentro do seu cronograma de estudos, divida as horas para variadas matérias.
Dessa forma, enquanto você descansa a mente de um assunto, trabalha outra área do cérebro com um novo conteúdo.
6. Resolver questões
Dentro das diferentes formas de estudo e revisão, resolver questões é uma das mais importantes. Isso porque faz com que você exercite a memória, coloque à prova o que você aprendeu e perceba possíveis falhas na retenção do conteúdo.
Assim, você vai saber exatamente onde colocar mais ênfase para melhorar seu desempenho.
7. Ensinar outra pessoa
Outra maneira de identificar se você realmente reteve algum conhecimento é tentando passar a informação para frente.
Ao se preparar para a “aula” que você vai dar, além de revisitar o conteúdo e encontrar os pontos mais importantes, ainda precisará criar estratégias para que a outra pessoa entenda.