Exercitando a mente: conheça 7 benefícios da leitura para o cérebro

Procura uma forma de se tornar uma pessoa mais inteligente no dia a dia, concurseiro? Então, fique por dentro dos sete benefícios da leitura para o cérebro.

O hábito de ler frequentemente pode nos levar a lugares que jamais imaginaríamos, nos fazer acreditar em pessoas que não existem e até escorrer lágrimas nos olhos por quem não conhecemos. Mas como será que a nossa mente se beneficia quando lemos um bom livro? Elaboramos essa matéria que selecionou sete benefícios da leitura para o cérebro.

continua depois da publicidade

Continue conosco para descobrir as benesses da leitura para a nossa mente e conhecer porque essa prática pode deixar as pessoas mais inteligentes. Afinal, a ciência já comprovou que ler exercita o cérebro e faz um bem danado para a nossa saúde mental. Bora lá conferir, concurseiro?

Benefícios da leitura para o cérebro

1) Estimula a criatividade

Leia também

Quando se fala em benefícios da leitura para o cérebro, esse talvez seja o mais importante. O hábito de ler constantemente pode turbinar a nossa criatividade, já que o número de sinapses neurais (interação dos neurônios) aumenta exponencialmente. Quando estamos lendo, criamos personagens, cenários e acontecimentos em nossa mente.

E quando nos tornamos mais criativos, o pensamento fica bem mais rápido, ideias inovadoras surgem do nada e conseguimos desenvolver novas habilidades, sejam elas técnicas ou comportamentais. Dessa forma, se você quer se tornar um concurseiro mais criativo, recomendamos adquirir o hábito diário da leitura.

continua depois da publicidade

2) Benefícios da leitura para o cérebro: Reduz os níveis de estresse

Você sabia que ler (desde que não seja por obrigação) pode reduzir os níveis de estresse em sua mente? É verdade. Um bom livro tem a capacidade de nos “transportar” para uma realidade bem longe daquela que vivenciamos no dia a dia. A leitura pode nos fazer imaginar coisas surreais.

E esse processo promove um indescritível aconchego emocional e alivia as tensões momentâneas. Quando estamos envolvidos com uma boa leitura acabamos nos esquecendo de todas as nossas preocupações e de tudo aquilo que nos aflige. Um livro pode ser comparado com um bálsamo tranquilizador para as nossas emoções.

continua depois da publicidade

3) Aprimora a comunicação

A leitura tem uma enorme capacidade de expandir o vocabulário de uma pessoa. Quanto mais lemos, mais aprimorada pode ficar a nossa comunicação. Dessa forma, conseguimos expressar (com muito mais facilidade) os nossos sentimentos e pensamentos. Vale lembrar que a linguagem é uma poderosa ferramenta que pode abrir muitas portas, inclusive profissionais.

Se você começar a ler de forma constante, provavelmente vai se comunicar de maneira mais clara, assertiva e sem ruídos. Além disso, a nossa comunicação escrita também melhora bastante. A leitura proporciona o maior conhecimento das regras gramaticais, aprimora a nossa imaginação e auxilia no processo construtivo das frases.

4) Aguça o pensamento crítico

Mais um dos benefícios da leitura para o cérebro. Aquele concurseiro que tem o costume de ler com frequência, consegue ter um senso crítico bem mais afiado. Por quê? Esse hábito consegue desenvolver uma melhor percepção de tudo aquilo que nos rodeia e, consequentemente, proporciona uma maior compreensão das coisas.

continua depois da publicidade

E um pensamento crítico mais aprimorado se reflete na maneira que observamos o comportamento alheio, bem como o mundo e a sociedade à qual pertencemos. A leitura aumenta a nossa capacidade de questionar a vida com mais sensatez e bom senso, já que os pensamentos ficam mais fluídos e organizados em nossa mente.

5) Benefícios da leitura para o cérebro: Aumenta o foco

O hábito constante de ler também pode aumentar a sua concentração, já que esse processo exige que o concurseiro tenha mais foco naquilo que está fazendo. Sem conseguir se concentrar na leitura, é bem pouco provável que você entenda a mensagem do texto, nem mesmo superficialmente.

Por isso, se você precisa aumentar o seu foco/concentração nos estudos, recomendamos começar a ler todos os dias. Reserve 30 minutos do seu dia para ler um bom livro (do gênero que você mais gosta). Leia com a máxima atenção, procurando sempre se envolver com a leitura. Com o passar do tempo, é possível perceber que a sua produtividade será muito maior.

6) Desenvolve a empatia

Esse também é outro dos benefícios da leitura para o cérebro. Ler constantemente pode ajudar a desenvolver uma habilidade fundamental no mundo de hoje: a empatia. Esse hábito promove a catarse, ou seja, permite compreender as emoções e sentimentos alheios, aumentando a nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro.

Os livros estão aí para nos levar para uma outra realidade diferente da nossa, para abrir o mundo para a gente e nos mostrar que tudo tem dois lados, dependendo da ótica que priorizamos. A leitura faz com que consigamos entender pessoas completamente diferentes de nós, já que ela tem o poder mágico de abrir a nossa mente.

7) Evita demência e Mal de Alzheimer

Por fim, mas não menos importante, o último dos benefícios da leitura para o cérebro. Segundo os especialistas, ler pelo menos uma hora por dia pode evitar em até 60% o risco de uma pessoa desenvolver doenças neurológicas, como o Mal de Alzheimer e demência.

Isso porque essa prática não deixa o cérebro preguiçoso e o estimula mais a pensar. Esse estímulo mental aumenta o número de conexões neurais e deixa a nossa mente muito mais ativa, no dia a dia. Por isso, leia sempre, combinado?

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade