Estes 5 sinais revelam se o seu filho tem inteligência acima da média

Crianças com níveis maiores de inteligência costumam interagir de forma diferenciada, seja em casa ou na escola; veja alguns sinais.

O principal fator que diferencia os seres humanos dos outros animais da natureza é, sem dúvida, a complexidade da nossa inteligência, responsável pelo desenvolvimento das diversas sociedades de todo o mundo e por todo o avanço tecnológico, científico e artístico da humanidade.

Ainda assim, é comum ouvirmos histórias de pessoas com inteligência acima da média. Nesse sentido, acabam se destacando crianças que, desde cedo, apresentaram facilidade em algumas áreas, como aprender novos idiomas ou se destacar ao usar um instrumento musical.

Como saber se meu filho tem inteligência acima da média?

Essa é uma das perguntas mais comuns entre mães, pais e cuidadores de crianças que, desde cedo, acabaram se mostrando mais habilidosas em alguns marcos do desenvolvimento.

Se você também tem esse tipo de dúvida, mas não sabe ao certo o que, de fato, define que a inteligência de uma criança é acima da média, veja alguns indícios a seguir, que podem indicar que o pequeno morador da sua casa é um gênio em miniatura. Confira:

Memória surpreendente

Um dos sinais claros da superdotação é uma memória que causa espanto entre amigos e familiares. Crianças que, mesmo em idade pré-escolar, conseguem se lembrar de eventos que aconteceram há meses ou até anos, podem, de fato, ter inteligência acima da média.

Alfabetização autodidata

Outro ponto clássico em pessoas com inteligência acima da média ou superdotação é o interesse precoce pela leitura e pela escrita. Em alguns casos, as crianças conseguem aprender a ler e a escrever sem ajuda e quando ainda têm dois ou três anos de idade.

Falta de foco

Um dos “sintomas” da superdotação é a alta capacidade que a criança tem de se distrair com diversos estímulos. É claro que, para crianças, todas as coisas chamam a atenção e podem ser interessantes e lúdicas, mas as crianças com superdotação tendem a se distrair com uma facilidade muito grande, pois não conseguem decidir no que focar em determinado momento.

Caos nas tarefas do dia-a-dia

Talvez a dificuldade que seu filho tem em organizar os brinquedos não seja uma questão de preguiça, sabia? Pessoas com inteligência acima da média tendem a viver em ambientes mais caóticos e desorganizados.

Perfeccionismo

Ao contrário do que se possa pensar, o perfeccionismo não é necessariamente uma qualidade. Em pessoas com inteligência acima da média, querer que tudo fique sempre certo e perfeito pode ter relação com um nível grande de auto cobrança.

São indivíduos que, mesmo diante de um trabalho impecável, ficam com a sensação de que poderiam ter feito melhor — isso também pode ser percebido em crianças.

Acho que meu filho pode ter inteligência acima da média, e agora?

O ideal, nesses casos, é buscar uma avaliação psicológica, neurológica ou de algum especialista capacitado em avaliar crianças e realizar testes de quociente de inteligência (Q.I).

É importante frisar que, em muitos casos, pessoas superdotadas, com altas habilidades ou com inteligência acima da média podem crescer sob pressão extrema, imposta pelos pais ou pelo ambiente escolar.

O resultado de toda essa expectativa pelo filho ou pela filha que parece ter um futuro promissor pela frente é, no fim das contas, um adolescente ou adulto perfeccionista, constantemente insatisfeito e, inclusive, ocupando cargos em subempregos.

O acompanhamento terapêutico especializado é fundamental, portanto, para que a criança tenha expectativas realistas e consiga usar a sua inteligência para, de fato, construir uma carreira de sucesso.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.