Ser produtivo é uma habilidade que vai além do cumprimento de tarefas e do simples ocupar do tempo. Envolve a satisfação de avançar em direção a objetivos maiores, superar obstáculos e redefinir tarefas.
Tornar a produtividade um hábito requer a identificação e implementação de ações necessárias para alcançar os objetivos desejados. Para ajudá-lo nesta jornada, listamos algumas dicas infalíveis a seguir.
9 dicas para ser mais produtivo no trabalho
1. Adapte o seu local de trabalho
Por vezes, é comum que a pressa na realização das tarefas designadas leve a uma área de trabalho desarrumada, não só os espaços físicos, mas também os virtuais (pastas, documentos, caixas de entrada, etc.), algo que é uma desvantagem no longo prazo.
Portanto, se você se esforçar para manter a ordem, poderá economizar tempo na busca pelos documentos ou dados de que necessita.
2. Aceite responsabilidades
Envolver-se em projetos novos e mais importantes fará com que você se sinta mais relevante na empresa e aumente sua motivação diante de desafios mais estimulantes, fazendo com que você aumente sua produtividade.
No entanto, é importante que as suas responsabilidades estejam alinhadas com as suas capacidades; caso contrário, o efeito seria negativo.
3. Desconecte-se fora do seu local de trabalho
As tecnologias de comunicação permitem que você esteja conectado ao mundo em todos os momentos. Isto tem muitas vantagens, mas, ao mesmo tempo, dificulta o afastamento do local de trabalho durante o descanso.
Por isso, é importante que você evite pensar nas tarefas que tem no trabalho, quando estiver em seu tempo livre, para evitar desgastes extras que possam ocorrer.
4, Faça tarefas difíceis primeiro
Normalmente, a energia e a capacidade de concentração são maiores no início do dia de trabalho. Portanto, nesse momento será mais fácil para você realizar as tarefas mais complexas.
5. Estabeleça metas diárias
É recomendável que você saiba priorizar o que é mais urgente e, nesse sentido, planejar de forma realista o tempo que cada tarefa levará. Graças a isso, você poderá acompanhar tudo o que foi concluído e o que continua pendente, para cumprir os objetivos estabelecidos e aumentar a sua satisfação com o trabalho.
6. Evite a procrastinação
Este termo refere-se à prática frequente de adiar tarefas para mais tarde, o que pode significar que você não terá tempo suficiente posteriormente para concluí-las.
É aconselhável realizá-las com antecedência para que a qualidade do trabalho seja maior e para que você não fique sobrecarregado.
7. Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo
As possibilidades tecnológicas podem incentivar a simultaneidade de tarefas, algo que normalmente não é produtivo, pois faz com que você divida seus esforços e não consiga colocar 100% de sua concentração em nenhuma delas.
Isso o torna mais propenso a cometer erros, o que, sem dúvida, representa uma grande perda de energia e tempo.
8. Faça pausas controladas
Quando sua carga de demandas aumenta, você pode pensar que reduzir ou eliminar pausas do dia o ajudará a economizar tempo.
Porém, o desempenho e a qualidade do seu trabalho serão maiores se você fizer várias pausas, o que o ajudará a clarear a mente, minimizar o estresse e retornar às tarefas de forma mais eficaz.
9. Descanse o suficiente
Dormir ao menos oito horas por dia é fundamental para que corpo e mente se recuperem do estresse. Porém, não é recomendado apenas monitorar a quantidade de sono, mas também a qualidade. Se você conseguir ter um descanso diário regular, notará que realiza as tarefas de forma mais fluida e eficiente.