A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e membranas que envolvem o cérebro.
Essa doença mata mais de dois milhões de pessoas por ano, principalmente em países em vias de desenvolvimento. A transmissão da tuberculose ocorre por via aérea praticamente em todos os casos. Advém, a partir da inalação de gotículas possuindo bacilos que são eliminados pela tosse, fala ou espirro da pessoa com tuberculose ativa das vias respiratórias.
A tuberculose ativa apresenta diversas formas diferentes:
Tuberculose pulmonar primária: é mais comum em crianças, ocorre principalmente nos países com altas taxas de desnutrição e deficiências nos cuidados médicos. Portadores de doenças com o sistema imunitário deprimido apresentam maior risco.
Tuberculose pulmonar secundária: na maioria dos casos, as bactérias sobrepõem ao sistema imunitário e disseminam. Normalmente, essas bactérias podem destruir áreas dos pulmões, formando cavidades preenchidas de bactérias e células mortas.
Tuberculose extra-pulmonar: neste caso, a tuberculose pode tornar-se ativa em outras partes do corpo, como nos locais comuns de infeção, os ossos, os rins, os gânglios linfáticos e o sistema nervoso central.
Tuberculose miliar ou disseminada: pode espalhar-se por todo o corpo por meio da corrente sanguínea.
Sintomas de Tuberculose ativa
Alguns pacientes com este tipo de tuberculose, principalmente as crianças, apresentam apenas febre e fadiga. Já outros, os sintomas e sinais de tuberculose variam de acordo com o tipo de tuberculose (primária, secundária, extra-pulmonar e miliar ou disseminada).
Entretanto, os sintomas e sinais clássicos de tuberculose incluem: perda de peso, falta de apetite, febre, tosse, escarro com sangue e suores a noite.
Diagnóstico
Diagnosticar a doença, com base em sinais e sintomas é complico. Entretanto, deve ser baseado nos sinais de doença pulmonar ou sintomas que dure um período maior que duas semanas. Geralmente, fazem parte da avaliação inicial uma radiografia de tórax e de várias culturas de escarro para bacilos. Porém, para um diagnóstico da tuberculose conclusivo, deve ser feito por meio da identificação da bactéria a partir de uma amostra clínica de escarro, pus ou biópsia de tecido.
Estudos revelam que os atuais métodos de diagnóstico de tuberculose ativa são a baciloscopia; culturas microbiológicas e o teste cutâneo com o derivado protéico purifcado do Mycobacterium tuberculosis. Além dos exames complementares que são recomendados pelo Ministério da Saúde, outros testes de imagem, fenotípicos, imunosorológicos ou moleculares.
Tratamento
O tratamento da tuberculose ativa é realizado a base de antibióticos apropriados que mata as bactérias e permite que o paciente seja curado.
Prevenção
A maneira ideal para prevenção contra a tuberculose é tomando a vacina, conhecida como BCG. Essa vacina visa prevenir a disseminação da tuberculose e a meningite tuberculosa em crianças.
Além da vacina, é de fundamental importância o isolamento de pessoas que esteja com essa doença. Pois, a tuberculose é transmitida por meio de gotículas e, portanto, deve-se evitar tossir próximo às pessoas, e sempre usar um lenço descartável para proteger a boca durante a tosse.