Surgindo na França e se espalhando pela Europa, o trovadorismo foi um importante movimento literário e cultural que surgiu na queda do Império Romano. As poesias eram escritas pelos homens que possuíam linhagem nobres naquela época, mas caso um plebeu fosse o escritor da poesia ela era denominada de jogral.
Muitos desses homens eram filhos bastardos de um nobre que possuía grande influência na sociedade, vassalos que haviam falido ou homens de guerra. Com o passar do tempo, esses homens passaram a ter um importante papel social e homens da alta nobreza passaram a escrever tais poesias cantadas.
É possível fazer uma relação direta com a poesia e música nesse período, pois as poesias escritas eram acompanhadas por instrumentos musicais e com isso, ao invés de serem simplesmente lidas elas eram cantadas, o que fazia com que a poesia se tornasse uma cantiga.
Os autores das poesias são chamados de trovador e as características de suas poesias cantadas se diferem de acordo com a sua classificação.
Classificação
As cantigas que compõem o movimento literário são divididas em cantigas de amor, amigo, escárnio e maldizer.
– Cantigas de amor
Aqui o trovador sempre coloca a sua mulher amada em uma posição superior. Geralmente eram cantadas por vassalos do período feudal para uma mulher da nobreza.
Nessas cantigas era retratado o sofrimento amoroso do homem diante de sua mulher idealizada e amada, onde ela se encontra longe do seu alcance, ou seja, retrata um amor considerado impossível e muitas vezes até platônico (não correspondido).
– Cantigas de amigo
Diferentes das cantigas citada anteriormente, o eu lírico nas cantigas de amigo são do sexo feminino. Nelas haviam declarações de mulheres para os seus amigos, que muitas vezes eram seus namorados. As cantigas de amigo retratavam a tristeza da mulher ao ver seu amor amigo ir embora para missões de guerra.
O amor aqui era totalmente possível e correspondido, onde havia naturalidade, pouca subjetividade e Deus como um dos elementos principais da poesia cantada.
– Cantigas de escárnio
A cantiga de escárnio possuía como principal característica o uso de jogo de palavras onde predominava a ironia e indiretas. O duplo sentido também faz parte das cantigas de escárnio.
Quando uma cantiga de escárnio era cantada, geralmente era direcionada para alguém, mas não era possível identificar essa pessoa.
– Cantigas de maldizer
As cantigas de maldizer eram similares às cantigas de escárnio, porém era possível identificar as pessoas para qual as cantigas eram direcionadas justamente pelo fato de nomes serem citados.
Além da citação de nomes, era predominante também o uso de palavrões nessas cantigas.
Trovadores mais importantes
– Paio Soares de Taveirós
– D. Dinis
– D. Afonso X
– D. Duarte
– Fernão Lopes
– Frei João Álvares
– Gomes Eanes de Zuarara
– Meendinho
Principais obras
– Cantiga de Amor ‘’A Ribeirinha’’, autor Paio Soares Taveirós
– Libro del Saber de Astronomia, autor D. Afonso X
– Ondas do mar de Vigo, autor Martim Codax
Por Tatiele Silva Moreira