Transtornos e distúrbios alimentares

Conheça os distúrbios alimentares: bulimia, anorexia, compulsão alimentar, hipergafia, ortorexia, alotriofagia, vigorexia e TCAP.

Os problemas com transtornos e distúrbios alimentares cresceram muito nos últimos anos e uma das suas maiores causas são as imposições de um padrão de beleza pela mídia. Existem transtornos e distúrbios alimentares que são perigosos e devem ser realmente tratados com profissionais capazes de lidar com o assunto.

continua depois da publicidade

Veja a seguir um pouco mais sobre esses transtornos e distúrbios alimentares presentes na sociedade.

Bulimia

A bulimia é um transtorno alimentar no qual o indivíduo passa a ter uma necessidade exagerada de ingerir muitos alimentos em pouco tempo, porém sente uma extrema necessidade de emagrecer.

Esses sentimentos conflituosos geralmente pioram após uma alimentação, pois quem sofre da doença procura uma forma de colocar para fora o que foi ingerido. Assim começam a provocar vômitos ou fazem o uso abusivo de laxantes e diuréticos, tudo isso após a digestão.

continua depois da publicidade

Pessoas que sofrem com a doença, além de sentir a obrigação de colocar para fora o que foi ingerido apresentam sintomas como a baixa autoestima, fica obcecada por emagrecer, comem de forma exagerada e provocam o vômito. Para o seu tratamento pode ser utilizado um antidepressivo junto com sessões de terapia.

Anorexia

A anorexia é uma doença que provoca a perda de peso de forma rápida e não saudável, fazendo com que o IMC da pessoa fique bem abaixo do seu normal.

A doença traz um alto grau de distorção de imagem, o anoréxico não tem noção do estado de magreza que apresenta e sempre está tentando emagrecer cada vez mais.

Seus sintomas incluem depressão, atrasos de ciclos menstruais, medo extremo de engordar, uso de dietas severas, diuréticos e laxantes, provocação de vômitos e pele manchada ou amarelada.

continua depois da publicidade

O tratamento para a anorexia possui etapas a depender do seu grau. Geralmente são utilizadas medicações com terapias para convencer o doente da realidade e tratamentos para ganhar peso. Se a perda de peso for muito intensa ou continuar mesmo com o tratamento pode ser necessária uma internação em um hospital.

Compulsão alimentar

A compulsão alimentar é definida como uma doença mental onde a pessoa sente imensa necessidade de comer, sem parar e mesmo que não esteja mais com fome.

A compulsão alimentar ocorre geralmente em pessoas que não gostam de sua aparência e se culpam por comer demais e não conseguir parar com o hábito e isso gera um ciclo repetitivo de compulsão; a pessoa come, sente-se culpada e assim come novamente para amenizar a sensação de culpa.

continua depois da publicidade

Nessa doença é possível notar que além da pessoa não gostar de seu corpo, mas não conseguir fazer nada para mudar, ela come rápido demais, come muito, come o tempo todo mesmo sem estar com fome e geralmente também come em segredo pelo medo de ser julgada.

Para tratar a doença o psiquiatra pode prescrever um remédio para ansiedade ou inibidores de apetite. É bom também realizar um acompanhamento psicológico para que a pessoa possa passar a se aceitar e gostar mais de si.

Hiperfagia    

A hiperfagia consiste em uma desordem alimentar onde se há a ingestão de muitos alimentos, o que ultrapassa o limite de necessidade diário do indivíduo.

Quem sofre com a hiperfagia geralmente tem um cardápio de coisas variadas. Essa desordem pode ser uma consequência de doenças como bulimia, depressão, ansiedade e outras doenças.

continua depois da publicidade

Os sintomas da hiperfagia é a ingestão de muitos alimentos em pouco tempo e sem a necessidade e o seu tratamento é feito em cima de uma reeducação alimentar e caso haja a necessidade é feito a utilização de um remédio.

Ortorexia

Esse distúrbio alimentar faz com que uma pessoa coma, porém só se permite comer coisas saudáveis e examina criticamente o prato, sempre, para ver se não há condimentos e coisas que estejam fora da sua dieta.

Quem sofre com essa doença vive sob dietas rigorosas e a base de críticas sobre a alimentação de outras pessoas.

O maior sintoma da ortorexia é a dieta rigorosa o tempo inteiro, isolamento social, recusar alimentos oferecidos por outras pessoas e examinar sempre o que se come, eliminando qualquer tipo de condimento e o que possa vir a não ser saudável.

continua depois da publicidade

Para tratar esse distúrbio é necessário que haja o encaminhamento para um médico responsável e terapias que possam ajudar a alterar esse modo de vida.

Alotriofagia

A alotriofagia é um distúrbio alimentar onde a pessoa passa a ingerir coisas que não apresentam valores nutricionais e nem são comestíveis. Esse distúrbio pode ter como sua causa uma doença mental como a esquizofrenia, por exemplo.

Pessoas que sofrem com o problema costumam fazer a ingestão de barro, cabelo, cola, fezes de animais, sabão e outras substâncias.

Para tratar a doença pode ser necessário o suporte de um psicólogo e um nutricionista ou nutrólogo, que entrará com alguma suplementação na alimentação do paciente.

Vigorexia

Existem transtornos alimentares que causam a sensação do corpo ser maior do que realmente é como a anorexia; a vigorexia é totalmente o oposto dela, esse distúrbio alimentar faz com que o indivíduo ache que o seu corpo é bem menor do que o real.

continua depois da publicidade

Algumas das características desse transtorno é vergonha pelo seu corpo o que leva ao abuso de exercícios físicos, ingestão exagerada de vitaminas e suplementos e ainda a utilização de anabolizantes.

O tratamento da doença pode ser feito com a psicoterapia, dietas equilibradas e uso de medicamentos para ansiedade, se o psiquiatra julgar necessário.

TCAP

O Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) é caracterizado pela necessidade de consumir muitos alimentos em um tempo de até 2 horas. Esse tipo de compulsão alimentar vem seguido de sensação de nojo, culpa e sentimentos ruins.

Geralmente os sintomas no TCAP é a autoestima baixa, tem uma grande preocupação com a aparência física e transtornos de humor.

O tratamento utilizado para a TCAP é a terapia e utilização de substâncias antidepressivas.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade