Cada banco possui um sistema de taxas diferente. Mas além de escolher o melhor banco, é preciso conhecer quais tipos de conta existem e qual se adapta melhor ao seu bolso. É importante que você conheça quais as vantagens e valores oferecidos para saber qual se adapta melhor a você.
Antes de qualquer coisa, vale dizer que existem as contas poupança e corrente, as quais são as mais comuns. Veja mais detalhes a seguir.
Conta corrente: Serviços essenciais e serviços padronizados
Para início de conversa, a conta corrente é feita para quem precisa movimentar o dinheiro com frequência. Ou seja, realizar depósitos, transferências em TED e DOCS, fazer saques, pagar boletos, receber o salário e utilizar cheques.
Vale salientar que existem dois tipos de conta corrente: a tradicional e a de serviços essenciais.
Conta tradicional:
Você tem mais oportunidades de saque e transferência, cartão de crédito e folhas de cheque. Os valores das taxas vão variar de banco para banco. Em média, o valor de uma conta tradicional fica em torno de R$ 30,00 reais mensais.
Serviços essenciais:
Os bancos são obrigados a oferecer a conta corrente gratuita sem taxa de manutenção com serviços essenciais. Você sabia disso?
Dessa maneira, você não paga nada e tem direito aos seguintes serviços:
- Consultas ilimitadas à sua conta pela internet;
- Cartão de débito;
- 4 saques por mês;
- 2 extratos mensais;
- 2 transferências entre contas da mesma instituição financeira;
- 2 transferências entre contas do mesmo titular;
- 10 folhas de talão de cheque.
Documentos para abrir um conta corrente
Para abrir uma conta corrente, por conseguinte, você precisa da seguinte documentação:
- Ser maior de 18 anos;
- Documento de identificação original com foto;
- CPF;
- Comprovante de renda;
- Comprovante de residência.
- Quando menor de 18 anos e maior de 16 anos, deverá apresentar também um documento de concessão dos pais ou responsáveis legais.
Conta corrente digital
Com a tecnologia, hoje muitos utilizam as contas apenas por meios digitais: celulares, tablets ou internet banking.
Boa parte das pessoas já está sintonizada com as novas tecnologias, mas ainda é grande a dependência dos bancos físicos. Contudo, essa dependência é algo que acredita-se ser estar com os dias contados.
Se esse é o seu caso, verifique as contas correntes digitais onde você pode economizar na tarifa. Os valores são mais baixos ou até mesmo gratuitos. Normalmente, a conta digital oferece saques e depósitos em caixas eletrônicos, compras no débito, TED e DOCS ilimitados e pagamentos online ou nos caixas.
Conta universitária
Se você é universitário, o mais viável pode ser uma conta universitária que é uma alternativa com baixo custo para estudantes. O valor mensal fica em torno de R$ 7 reais. No entanto, cada banco tem regras diferenciadas quanto a esse tipo de conta. Porém, é possível ter um cartão de crédito e serviços com as tarifas bem inferiores as de uma conta corrente comum.
Conta salário
Como o próprio nome já diz, a conta é específica para receber o salário das empresas. É aberta pela empregador e fica isenta de cobranças de tarifas do empregado. Com a conta salário, você tem direito a movimentar apenas com o cartão de débito e pode realizar saques, transferências entre contas e consulta de extrato e saldo.
Conta poupança
A conta poupança, por sua vez, oferece rendimento mensal e é isenta de imposto de renda e IOF. Isso, por si só, já é uma grande vantagem.
Ela também não possui tarifas para manutenção e tem como principal objetivo poupar dinheiro. Contudo, não foi feita para movimentação diária.
Então, esse tipo de conta não oferece cartões de crédito ou cheques. Com ela você tem direito a um cartão de débito, 2 transferências, 2 saques e 2 extratos por mês.
Portanto, agora que já conhece alguns dos tipos de contas oferecidas, veja qual se adapta ao seu perfil e faça já a escolha do seu banco.
Por Tábata Igrejas