Filho de Odin e Fyorgyn, Thor é considerado o deus do trovão na Mitologia Nórdica (Thor significa trovão). Popular entre os deuses dessa mitologia, Thor possuía o martelo Mjölnir, feito por anões e usado para controlar o trovão. Além do martelo, ele também tinha um cinturão mágico (Megingiord) para duplicar sua força.
De cabelo e barba ruivos, olhos vermelhos, e bastante corpulento, Thor também era o deus da batalha e da morte, sendo adorado pelos guerreiros vikings. Por ser bastante alto e forte entre todos os deuses e humanos, ele foi enviado pela mãe para ficar aos cuidados de Vingnir e Hlora (respectivamente, alado e calor). Ambos eram considerados relâmpagos difusos e capazes de controlar o filho adotivo.
Toda a fortaleza de Thor se tornava um perigo para os inimigos devido ao seu temperamento forte. Entretanto, ele era um deus honesto e de bom coração, ajudando os amigos sem exigir recompensas.
A missão de Thor era manter a ordem no mundo dos deuses e dos homens. Para isso, combatia os gigantes e a perigosa serpente do caos (Jörmungand).
Poderes de Thor
O martelo Mjölnir possui o poder de destruir (lançando raios) e de criar, incluindo o poder de regeneração. Isso nos leva aos dois carneiros que conduziam o carro de Thor. O deus do trovão usava suas carnes como alimento, sem danificar os ossos. Depois, com o martelo sobre os ossos, ele ressuscitava os animais.
Ragnarok e o fim de Thor
Jörmungand, a perigosa serpente do caos, foi criação de Loki, irmão adotivo de Thor. Mesmo eles sendo companheiros de aventuras, as travessuras do deus da mentira (como Loki era conhecido) se tornou o fim do irmão.
O deus do trovão lutou contra a serpente e conseguiu matá-la ao esmagar sua cabeça com o martelo. Todavia, ele acabou sucumbido pelo veneno da cobra. Isso ocorre durante a batalha de Ragnarök, termo dado ao fim dos tempos.
Thor na versão Marvel Comics
A partir da década de 60, a Marvel Comics trouxe boa parte do panteão nórdico para os quadrinhos. Porém, por mais que a história dos deuses fosse fascinante, a versão das HQ’s ganhou algumas diferenças em relação à mitologia nórdica.
Uma delas é que Thor é retratado como loiro, musculoso, e enviado à Terra para o seu próprio aprendizado. Além disso, ele não usa luvas para pegar o martelo após lançá-lo. O martelo funciona como bumerangue e, na versão original, o Thor usava luvas para não se machucar. Sim, o martelo possui tanta força que seria capaz de machucar até mesmo o mais forte dos deuses.
Outra diferença está na relação amorosa: ele apaixona-se pela enfermeira Jane Foster durante sua jornada terrena, pela visão da Marvel. Já na versão original, Thor se unia a deusa Sif.
As histórias em quadrinhos sobre Thor ganharam adaptação para os cinemas, sendo estrelado pelo ator Chris Hemsworth.
Por Vania Ferreira