O Taoísmo é uma tradição filosófica e religiosa originária da China. Assim como ocorre nas principais religiões orientais, é politeísta. Seu surgimento se dá por volta do século II aC, na dinastia do imperador Han e seu fundador é Lao Tse.
Assim como o nome já indica, o TAO é o conceito básico do taoísmo, que de acordo com suas crenças, todos os componentes da vida são originados a partir do TAO. Ele é ao mesmo tempo o criador, a criatura e a criação, podemos definir TAO como uma força cósmica que cria o universo e tudo que nele existe, sua tradução literal é caminho, trilha ou estrada. É assim que está descrito no Tao Te Ching (Livro do Caminho e da Virtude), o livro mais importante para o taoísmo.
O taoísmo foi uma das maiores religiões da China, mas perdeu muitos adeptos após a revolução chinesa ocorrida em 1950. Um conhecido ditado na China diz: “Todo chinês é taoísta em casa, confucionista na rua e budista na hora da morte”. Estas são as três maiores religiões do país.
Yin Yang
O Yin Yang é o principal símbolo do taoísmo e é representado por um círculo com uma metade branca e outra metade preta.
O Yin Yang representa os dois elementos centrais da vida, dando uma ideia de dualidade, ou seja, um depende do outro.
Enquanto um lado representa o masculino, o outro representa o feminino. Um lado é a luz e o outro a escuridão. Um lado é o bem e o outro é o mal.
Os ensinamentos do taoísmo
Os ensinamentos do taoísmo são baseados em 3 pilares: Qi (vitalidade), Jing (essência) e Shen (espírito).
Através destes ensinamentos, podemos aprender com esta filosofia os seguintes caminhos:
- Desprendimento de bens materiais, esvaziando-se dos excessos;
- Anulação dos desejos internos;
- Esvaziamento do coração, no sentido de purificação.
Alcançando a plenitude com o taoísmo
O taoísmo influenciou muitas práticas, a maioria adotada em todo o mundo. Confira algumas práticas desta filosofia de vida:
- Meditação;
- Feng Shuy;
- Leitura de textos sagrados;
- Leitura da sorte;
- Acupuntura;
- Exercícios físicos e artes marciais;
- Alimentação;
- Respiração;
- Yoga;
- Uso de talismãs.
É através destas práticas que é possível alcançar a plenitude, utilizando os conhecimentos do taoísmo.
As principais artes marciais foram influenciadas pelos conhecimentos desta filosofia de vida. O kung fu, o karatê, o judô, entre outras, utilizam do ensinamento da harmonia nas suas lutas.
O taoísmo prega a não violência, a interiorização de cada um, a concentração e a sutileza ao invés da força. E todos estes conhecimentos estão presentes na maioria das artes marciais.
Os rituais do taoísmo
- Culto aos ancestrais: por ser uma religião politeísta, os praticantes do taoísmo cultuam diversos ancestrais que fizeram algo de excepcional durante suas vidas, como o general Guan Di, Lao Zi, Lu Dong Bin, Dou Mu, entre outros;
- Exorcismo: é nos rituais que os sacerdotes fazem o exorcismo dos maus espíritos;
- Alquimia: era prática comum dos antigos imperadores enviar expedições navais à ilhas, com o objetivo de encontrar ervas medicinais. Através do taoísmo, os chineses encontram formas de curar os males físicos através destas ervas;
- Magia: outra prática comum dos discípulos de Lao Tsé é a arte da magia, utilizando-se de certas palavras para expulsar os maus espíritos;
- Necromancia: desde o século II, quando surgiu o taoísmo, era comum a consulta ao mundo dos mortos.
Taoísmo x Confucionismo
Para alguns, o taoísmo é considerado anarquista. Isto porque ele prega a descentralização política, se voltando para o individual.
De acordo com os antigos livros que regem esta doutrina, o povo pode resolver os próprios problemas da sociedade, vivendo de forma natural, assim como acontecia nas sociedades primitivas.
Ao contrário do que acontece no confucionismo, onde a prioridade são os deveres morais.
Taoísmo no Brasil
No Brasil, a principal entidade voltada para a prática do taoísmo é a Sociedade Taoísta do Brasil.
Esta instituição não possui fins lucrativos e tem como objetivo preservar e difundir os ensinamentos do taoísmo como religião e como filosofia de vida em nosso país.
Ela foi fundada em 15 de janeiro de 1991 no Rio de Janeiro pelo mestre Wu Jyh Cherng e está ligada aos ensinamentos clássicos do taoísmo chinês.
No ano de 2002, a Sociedade Taoísta do Brasil fundou seu segundo templo na cidade de São Paulo.
Entre as atividades realizadas em seus dois templos, podemos destacar:
- Ensino de filosofia taoísta;
- Atividades de meditação;
- Palestras;
- Retiros espirituais;
- Rituais Taoístas;
- Treinamentos para iniciados no Taoísmo;
- Assistência espiritual.