Sociedade Alternativa

Sociedade alternativa é uma filosofia de pensamento que inicialmente foi defendida pelo já falecido cantor e compositor baiano, Raul Seixas. Suas bases teóricas foram desenvolvidas através das teses racionais do ocultista britânico Aleister Crowley.

Os próprios pensadores modernos defensores da Sociedade Alternativa preferem entendê-la como uma teoria sem conceito pré-definido.

continua depois da publicidade

É Possível afirmar que nem mesmo Raul Seixas, precursor do pensamento, conseguira definir exatamente o que era, mas numa visão mais generalizada, pode-se dizer que a Sociedade Alternativa é uma filosofia desenvolvida através dos pensamentos contidos no Livro da Lei, famosa obra de Aleister Crowley, ou Mr. Crowley, como ficou conhecido no mundo contemporâneo.

Quem foi Aleister Crowley?

Edward Alexander Crowley (1875-1947) foi um influente ocultista britânico responsável pela criação da doutrina conhecida como THELEMA.

Sua fama se deu através de seus inúmeros escritos sobre magia e outros assuntos esotéricos como Cabala e Tarô. Contudo, sua obra mais conhecida atualmente é o Livro da Lei (Liber AL vel Legis, no original).

continua depois da publicidade

Resumidamente, o Livro da Lei foi uma obra criada entre os dias 08, 09 e 10 de 1904, e, segundo o autor, escrita no período compreendido entre 10 horas da manhã ao meio dia.

Crowley afirmou que a obra havia sido ditada por um ser denominado Aiwass. O ocultista descreveu o encontro com Aiwass como o “Equinócio dos Deuses”. Crowley conta que sua voz vinha até ele pelo lado esquerdo de seu ombro, concluindo que o ser havia se alojado no próprio quarto de Crowley.

Dentre algumas ocultistas que se tornaram bastante famosas, podemos citar uma das frases do livro mais conhecido atualmente: “Faze o que queres, há de ser o todo da lei”.

Esta citação foi defendida por Crowley como uma lei de “liberdade absoluta”.  Crowley considerava esta como sendo a lei suprema, acima de qualquer outra e ainda explicaria este entendimento em outras citações nos livros que escreveu, como forma de explicar o Livro da Lei.

continua depois da publicidade

Naturalmente, existem leis menores do que esta, sendo detalhes, casos particulares, da Lei. Porém, a totalidade da Lei é Faze o que tu queres, e não existe lei além desta…”

“Muito melhor, que ele assuma que esta Lei seja a Chave Universal para todos os problemas da Vida, e que então a utilize para um caso em particular depois de outro. Conforme ele venha gradualmente a compreendê-la, ele ficará surpreso com a simplificação que ela provê para as questões mais obscuras.” (Crowley em A Totalidade da Lei).

Raul Seixas e a Thelema

É importante destacar que o início dos anos 70 é lembrado até hoje como um período de destaque maior ao romantismo da juventude, que em certa parte contrastava com a turbulência de um mundo ainda em descobrimento.

continua depois da publicidade

Através desse romantismo que surgiriam nas artes, principalmente na música, figuras tão fortes e caricatas como, por exemplo, o enigmático Raul Seixas.

No entanto, o surgimento e consolidação do pensamento “Sociedade Alternativa” não teria sido tão intensa se não fosse pela parceria que fez com o escritor Paulo Coelho.

Seixas conheceu Paulo Coelho em 1973, através de um artigo publicado para a revista “A pomba” de autoria do próprio Paulo.

A partir desta amizade nasceria umas das parcerias mais famosas deste período e que projetaria os dois para o cenário nacional musical.

Paulo Coelho, por sua vez entraria em contato com Marcelo Ramos Motta, adquirindo então o que foram suas primeiras instruções sobre a doutrina do mago Crowley e a Lei de Thelema.

continua depois da publicidade

A filosofia thelêmica gerou um deslumbramento tão grande no jovem escritor que tão logo a apresentou ao também jovem promissor Raul Seixas.

Pode-se dizer que praticamente quase tudo que foi desenvolvido, escrito e composto pela dupla nesse período foi inspirado na doutrina de Crowley.

Marcelo Motta, percebendo o fascínio da dupla pela doutrina thelêmica, resolve escrever para um de seus discípulos, Euclydes Lacerda, solicitando que se responsabilizasse diretamente pelo desenvolvimento de Paulo Coelho.

Motta mais tarde também comporia algumas canções em parceira com Raul e Paulo. Entre as mais conhecidas podemos citar Tente outra vez, A maçã e Novo Aeon, esta última em parceria também com Cláudio Roberto.

Considerado com um perfil mais organizado que o de Raul Seixas, Paulo Coelho segue a orientação de Motta, estabelecendo contato e sendo aceito como Postulante e estudante da Lei de Thelema.

continua depois da publicidade

Esta forma de discipulado seria marcada por uma intensa troca de correspondências entre ambos, entre o período de 1973 e 1974. Além da extrema dedicação e entusiasmo pelo assunto, Paulo Coelho tomara para si a responsabilidade em também divulgar a obra do controverso mago Crowley.

Em janeiro de 1974 seria admitido na O.T.O de Motta, e em maio do mesmo ano formalizou seu juramento ao Grau de Probacionista, sendo admitido na A.A. e assumindo o nome mágico (ou Mote mágico) de Frater Stars.

A intensidade da parceria entre Paulo e Raul, liderada pela racionalidade e disciplina dentro dos estudos da Thelema, fez com que nascesse finalmente o movimento conhecido como Sociedade Alternativa.

A intensidade do movimento gerou uma canção homônima, cujos versos fazem praticamente uma declaração da lei de Thelema.

continua depois da publicidade

Para alguns a teoria da Sociedade alternativa é de caráter totalmente utópico, já que nem mesmo Raul conseguiu colocar em prática suas ideologias dentro do movimento.

Se controversa ou não, a teoria ainda possui muitos adeptos até hoje, tal como os fãs de Raul que ainda se mantêm presos a imagem não só do personagem cantor quanto do idealizador da teoria de inalienação de pensamento.

Leia também

Concursos em sua
cidade