Senor Abravanel é o verdadeiro nome de um dos maiores comunicadores e empresários do Brasil, porém, é mais conhecido como Sílvio Santos. Ele é o filho primogênito de Rebeca e Alberto, um casal de imigrantes
Sílvio Santos nasceu em 12 de dezembro do ano de 1930, na travessa Bentevi, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Na época, o Rio de Janeiro era Capital do Brasil.
Sílvio Santos teve 5 irmãos, Sara, Léo, Henrique, Perla e Beatriz. Eles frequentaram a Escola Primária Celestino da Silva localizada na Rua Lavradio que ficava próximo de onde moravam.
Sílvio quando terminou o primário, passou a estudar na Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado, tendo se formado em técnico em Contabilidade.
Como passou a ganhar dinheiro
Com necessidade de ajudar a família, Sílvio estudava e vendia capinhas de plástico que serviam para guardar títulos de eleitor e posteriormente, passou também a vender canetas.
Quando completou 18 anos, serviu ao exército brasileiro, na Escola de Paraquedistas e teve grande destaque por causa dos seus saltos.
Porém, mesmo tendo que servir ao exército, continuava trabalhando para ajudar seus pais, sendo que aos domingos trabalhava na função de locutor em uma rádio localizada no Rio de Janeiro.
Com o transcorrer do tempo, passou a trabalhar em uma estação de rádio em Niterói e como ia e voltava do trabalho de barca, teve a ideia de colocar música ambiente.
Desta forma, pediu demissão da rádio e empenhou todo o dinheiro que tinha em fazer anúncios por meio do alto-falante, o que deu muito certo.
Quando completou 20 anos de idade, Sílvio resolveu mudar-se para São Paulo e foi quando conseguiu uma vaga para locutor.
A mudança de vida
Ao começar a trabalhar na Rede Nacional de São Paulo, onde conheceu Manoel de Nóbrega e Ronald Golias. No ano de 1958, comprou duas horas de espaço na televisão e apresentou um programa de grande sucesso.
No ano de 1961, Manoel de Nóbrega chamou o Sílvio Santos para administrar o Baú da Felicidade, pois estava tendo problemas com retorno no empreendimento.
Para a surpresa de Sílvio Santos, após ter conseguido estabilizar o empreendimento, ganhou de presente o Baú da Felicidade.
No ano de 1964, ganhou o seu primeiro Troféu Imprensa, sendo que no ano de 1971, o próprio Sílvio Santos passou a apresentar a premiação.
Sílvio Santos apresentou programa na TV Paulista e na TV Tupi, sendo que a TV Paulista passou a se chamar TV Globo.
O surgimento do Sistema Brasileiro de Televisão – SBT
Em 14 de maio de 1976, foi realizada a primeira transmissão da emissora de Sílvio Santos. Inicialmente, tinha 13.600 funcionários e foram gastos mais de 10 milhões de dólares.
Casamentos
Silvio Santos casou pela primeira vez com Maria Aparecida Vieira, porém, no ano de 1977 ela veio a falecer por causa de um câncer.
Deste casamento, nasceu a sua primeira filha Cíntia e também foi o período que houve a adoção de Sílvia. No ano de 1978, casou pela segunda vez e está até os dias atuais em matrimônio com Íris Pássaro.
Deste casamento, nasceram Patrícia, Daniela, Renata e Rebeca.
Nos dias atuais (até 2018)
Nos dias atuais (até fecharmos esta edição, em novembro de 2018), Sílvio Santos está com 88 anos de idade e continua à frente do Sistema Brasileiro de Televisão – SBT.
Além disso, suas filhas Rebeca, Patrícia e Sílvia também estão atuando como apresentadoras da emissora e já receberam premiações do Troféu Imprensa.
A sua esposa Íris tornou-se escritora de novelas e, nos dias atuais, está no ar com a novela “Aventuras de Poliana”, que é um grande sucesso. A novela é de grande audiência.
Por Janaina Silva