O sedentarismo é algo que tem feito mal à saúde das pessoas diariamente, porém muitos só obtêm esta constatação, quando surgem diversos problemas físicos, mentais, emocionais e sociais.
A ligação direta do sedentarismo é com as doenças cardiovasculares e à obesidade.
Sedentarismo – O que é
O sedentarismo está relacionado a ausência ou a falta de atividade física.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou que são consideradas pessoas sedentárias aquelas que não praticam atividades físicas por pelo menos 90 minutos por semana.
Esta falta ou ausência de exercícios físicos é tido como um problema de saúde pública, já que afeta milhares de pessoas no mundo.
O problema é que o sedentarismo não tem somente atingido os adultos, mas também as crianças.
Com o desenvolvimento tecnológico, muitas crianças estão deixando de liberar energia através de brincadeiras como pique-esconde, pega-pega, pular corda, entre outros.
É muito comum vermos crianças trocando brincadeiras individuais ou coletivas que gastam energia por jogos no celular, no tablet ou na televisão.
Além disso, até para trocar o canal da televisão hoje não há mais esforço, já que basta somente apetar o botão no controle remoto.
Com isso, a ausência ou a falta de exercícios e o acúmulo de gordura no corpo devido ao consumo de alimentos não salutares e bebidas adocicadas ou alcóolicas contribuem para a obesidade e problemas de saúde.
Consequência do sedentarismo
Esta falta ou ausência de exercícios físicos é tido como um problema de saúde.
Com isso, há enormes consequências para à saúde, podendo ocasionar a morte, como:
- Cansaço excessivo
As pessoas que não praticam exercícios físicos, se cansam rapidamente em atividades simples, como levantar alguns objetos, subir escada, entre outros
- Fraqueza óssea e muscular
Com o sedentarismo, há o enfraquecimento dos músculos e ossos, com isso, com o decorrer do tempo, podem surgir problemas com contraturas ou contrações, atrofia ou osteoporose e distensões.
- Obesidade
A grande maioria das pessoas que estão obesas são sedentárias, pois as calorias que consomem não são gastas e com isso, há o acúmulo no corpo, aumentando assim o peso e o volume.
Com a obesidade há um aumento elevado do risco em sofrer problemas cardiovasculares e circulatórios.
- Diabetes
O sedentarismo contribui para o aumento de gordura no corpo, assim como também a resistência à insulina. Com isso, pessoas que possuem diabetes tipo 2, podem também apresentar problemas cardiovasculares
- Ansiedade e Depressão
Aquelas pessoas que praticam atividade regularmente correm menos risco de se tornarem depressiva e ansiosas.
- Câncer
Pessoas sedentárias correm mais risco de desenvolverem tumores no pâncreas, intestino, mamas e endométrio.
Portanto, se você não quer ter problemas sérios de saúde, comece imediatamente mudando os seus hábitos alimentares e praticando exercícios físicos regularmente.
Agindo desta forma, você só terá benefícios em sua vida, isto é, uma maior vitalidade, longevidade e menos problemas de saúde.
Fazer atividade física, não quer dizer necessariamente entrar em uma academia.
Você pode fazer diversas atividades sem ter a necessidade de gastar dinheiro, como caminhadas, corridas, exercícios físicos em casa, entre outros.
O que importa mesmo é exercitar-se!
Por Janaina Silva