Santos Dumont

Santos Dumont é conhecido como “pai da aviação”. Conheça um pouquinho da história deste grande inventor a seguir.

Alberto Santos Dumont (ou, simplesmente, Santos Dumont) é conhecido como o “Pai da Aviação”. Inventor bastante visionário, foi um dos precursores do avião, já que sempre teve em mente que o homem poderia voar e não somente os pássaros.

continua depois da publicidade

Este grande inventor nasceu em Palmira, no estado de Minas Gerais no dia 20 de julho de 1873. Ele era filho de um engenheiro francês, Henrique Dumont e de Francisca Santos Dumont, a qual era descendente de portugueses.

Desde a sua infância demonstrava que era um ser muito inteligente, já que sempre gostou de consertar as coisas, assim como também construir seus próprios brinquedos.

A sua família se mudou de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, sendo que no ano de 1879, resolveu morar em Ribeirão Preto, São Paulo, com a finalidade de cultivar café.

continua depois da publicidade

Henrique Dumont aconselhou Santos Dumont a estudar mecânica, já que demonstrava grande interesse nas maquinarias em geral.

Santos Dumont sempre em busca do conhecimento

No ano de 1891, Santos Dumont foi para Paris, justamente para poder adquirir mais conhecimentos nas áreas de química, física, engenharia, mecânica, aeronáutica, ciências, eletricidade, entre outros.

Santos Dumont realizou inúmeros experimentos em Paris, alguns foram malsucedidos, porém, tornou-se um dos homens mais influentes da cidade.

Posteriormente, retornou ao Brasil e com isso, viveu na cidade serrana chamada de Petrópolis, que fica no Rio de Janeiro.

Invenções de Santos Dumont

Santos Dumont apresentou inúmeros inventos a população. Alguns destes foram:

  • Balão a gás de pequeno porte – Este balão foi batizado de Brasil, justamente para homenagear o seu país. O primeiro voo deste invento aconteceu em 04 de julho de 1898, em Paris.
  • Dirigíveis – É um balão com motor a gasolina e na época ganhou o Prêmio Deutsch.
  • Ultraleves – Inventou a pequena aeronave em 1900 que chegou a atingir a velocidade de 96 km/h.
  • Avião (14 bis) – Com esta invenção, Santos Dumont conquistou o prêmio Archdeacon, no dia 23 de outubro de 1906.
  • Chuveiro de água quente – Como morou na cidade serrana chamada Petrópolis e lá fazia muito frio, inventou o chuveiro de água quente. O sistema deste chuveiro era de um balde perfurado dividido ao meio e que recebia água quente e fria, acoplado a duas correntes de temperatura.
  • Relógio de pulso – Como ele queria controlar o tempo quando estava voando, pediu ao amigo Louis Cartier para projetar um relógio que tivesse alças e que pudesse colocar no pulso.
  • Hangar – Ele foi o responsável pela invenção do hangar, pois precisar guardar os inventos e materiais em um galpão. Além disso, para facilitar também criou os portões sobre rolamentos.

Portanto, a humanidade tem muito que agradecer a este grande inventor que foi Santos Dumont.

continua depois da publicidade

Como forma de homenagear, existem diversas avenidas, ruas, escolas e praças com o seu nome.

Além disso, se você quiser conhecer a casa onde Santos Dumont viveu, basta ir na Rua do Encanto, localizada em Petrópolis. O local virou o Museu Santos Dumont e lá você poderá ver diversos objetos pessoais, arquivos dele e invenções.

A morte do grande inventor

Alguns historiadores alegam que Santos Dumont morreu deprimido, com esclerose múltipla e desolado, já que a sua invenção foi utilizada como arma de guerra.

Devido a sua desmotivação, cometeu suicídio por enforcamento no banheiro do Grand Hôtel de La Plage, que fica localizado na cidade litorânea paulista, chamada de Guarujá.

Santos Dumont faleceu com 59 anos de idade. A sua morte aconteceu no dia 23 de julho de 1932.

continua depois da publicidade

 Por Janaina Silva

Leia também

Concursos em sua
cidade