Renato Manfredini Júnior, mais conhecido como Renato Russo, foi um cantor e compositor brasileiro. Ele nasceu em 27 de março de 1960 na cidade do Rio de Janeiro.
Seus pais eram Renato Manfredini, um funcionário público do Banco do Brasil, e sua mãe, Maria do Carmo, uma professora de inglês.
Renato Russo sabia falar inglês perfeitamente, não pelo fato de sua mãe ser professora do idioma, mas também pelo fato de ter morado em Nova York dos sete aos dez anos de idade.
Aos 13 anos, foi morar em Brasília e era um adolescente de classe média. Quando tinha 16 anos apresentou uma grave e rara doença óssea e por isso, precisou ficar por um determinado período de tempo entre a cama e uma cadeira de rodas.
Durante este período, já era um grande visionário musical, criando movimentos imaginários e compondo diversas músicas em casa.
O Aborto Elétrico
No ano de 1979, ele formou a banda Aborto Elétrico. Assim que Renato Russo se recuperou da doença que o acamou, ele passou a participar de diversos movimentos punk na capital do Brasil.
Em um destes eventos, Renato Russo conheceu André Pretorius e com isso, decidiu formar a banda Aborto Elétrico. A banda era composta por Renato no baixo e vocais, Fê Lemos na Bateria e André na guitarra.
Neste período, foram criadas diversas músicas do repertório do Capital Inicial e da Legião Urbana, como “Química”, “Veraneio Vascaína” e “Que País é este?”
No dia 11 de janeiro de 1980 foi realizada a primeira apresentação da banda, no bar “Só Cana”, que ficava localizado no reduto jovem de Brasília.
Era muito comum haver brigas de Renato Russo e Fê Lemos, sendo que no dia 14 de dezembro de 1981, Renato Russo sumiu antes do show por causa da morte de John Lennon.
O problema é que Fê Lemos, que já estava irritado, jogou toda a sua ira no momento que Renato Russo errou a música e, desta forma, arremessou a baqueta na cabeça dele.
Com isso, Renato Russo decretou o fim da banda, porém, os demais integrantes o convenceram a retornar. Mas, ao apresentar a música “Química”, Fê Lemos achou horrível e alegou que Renato não sabia fazer música.
Em março de 1982, Aborto Elétrico teve o seu fim e Fê e Flávio Lemos fundaram a banda Capital Inicial.
A Legião Urbana
A banda Legião Urbana foi formada no ano de 1982, quando Renato Russo uniu-se a Eduardo Paraná, Marcelo Bonfá e Paulo Guimarães.
Porém, no ano seguinte, entrou Dado Villa-Lobos e saíram Eduardo Paraná e Paulo Guimarães.
Herbert Viana, integrante do grupo Paralamas do Sucesso, foi muito importante para a banda Legião Urbana, já que apresentou aos executivos da Emi-Odeon uma de suas músicas. Com isso, a banda foi contratada e lançaram o primeiro álbum, no ano de 1985.
Os grandes sucessos deste álbum foram: “Será”, “Ainda é cedo” e “Geração Coca-Cola”. O álbum seguinte também estourou, pois diversas canções alcançaram sucesso absoluto, como “Tempo Perdido”, “Índios”, “Metrópole” e “Quase Sem Querer”, sem falar de “Eduardo e Mônica”.
No ano de 1987, foi lançado o terceiro álbum, com as canções “Que país é este” e “Faroeste Caboclo”. No ano de 1993, Renato Russo segue carreira solo e teve grande sucesso nesta empreitada.
A morte de Renato Russo
Renato Russo morreu muito cedo, com apenas 36 anos, por septicemia, broncopneumopatia, e infecção urinária, consequências do HIV.
A doença foi descoberta no ano de 1989, porém, ele nunca assumiu ao público ser portador. No ano de 1997 foi lançado o o disco póstumo “O Último Solo”, que contava com gravações inéditas que sequer haviam entrado nos álbuns anteriores.
Por Janaina Silva