Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon ficou mais conhecida como Princesa Isabel. Ela foi filha da Imperatriz Tereza e do Imperador D. Pedro II. Nasceu no dia 29 de julho de 1846, no Palácio São Cristóvão.
A infância da Princesa Isabel
Isabel Cristina foi declarara uma princesa imperial quando ainda tinha quatro anos de idade, após o falecimento de seus irmãos Afonso e Pedro.
Com isso, a grande companheira da Princesa Isabel foi sua irmã mais nova Leopoldina.
A Condessa de Barral, filha do Embaixador Domingos Borges de Barros, foi designada para educar as duas princesas, isto é, Princesa Isabel e Princesa Leopoldina.
As princesas tiveram um rígido e vasto programa de estudo que foi elaborado por vários mestres, entre eles Visconde de Pedra Branca.
A princesa Isabel sempre gostou muito de estudar e durante toda a sua infância e juventude teve aulas de literatura, inglês, latim, alemão, matemática, botânica, mitologia e leitura dos Evangelhos.
Em 29 de julho de 1860, quando a princesa Isabel tinha apenas 14 anos, prestou o juramento de “manter a religião católica, observar a constituição política do País e ser obediente às Leis e ao Imperador”, conforme ordenava a Constituição.
O casamento da Princesa Isabel
No dia 15 de outubro de 1864 foi quando a Princesa Isabel se casou com o príncipe Gastão de Orléans, Conde d’Eu.
Este príncipe era filho de Luís de Orléans, duque de Nemours, e também neto do rei Luís Filipe, da França.
A cerimônia de casamento foi realizada na capela do Paço Imperial, porém o cortejo saiu do Palácio São Cristóvão, onde atualmente está localizado o Museu Nacional.
Os príncipes residiram em Laranjeiras, onde está localizado o atual Palácio Guanabara e também em Petrópolis.
De acordo com o determinado na Constituição Brasileira de 1824, em 29 de julho de 1871, Princesa Isabel tornou-se a primeira senadora do Brasil, com 25 anos de idade.
Porém, com a viagem de D. Pedro II para Europa, a princesa Isabel assumiu a regência.
A Lei do Ventre-Livre foi assinada no dia 28 de setembro de 1871 e teve como finalidade libertar os filhos que tivessem nascido de mãe escrava.
Os herdeiros da Princesa Isabel e do Conde d’Eu
No dia 15 de outubro de 1875, nasceu Pedro de Alcântara, Príncipe do Grão-Pará, o primeiro filho dos príncipes, após onze anos de casamento.
No dia 26 de janeiro de 1878, nasceu D. Luís Maria Filipe, o segundo filho. No dia 09 de agosto de 1881, nasceu na França, D. Antônio Gastão Francisco.
A Princesa Isabel e a Lei Áurea
Em 26 de março de 1876, pela primeira vez a regência é assumida pela Princesa Isabel, pois D. Pedro II teve que viajar para os Estados Unidos e permaneceu por lá até 27 de setembro de 1877.
Naquele período, havia uma campanha abolicionista para a declaração do fim da escravidão.
Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assina a lei Áurea, sendo chamada de Redentora.
A morte da Princesa Isabel
Ela morreu em 14 de novembro de 1921, na Normandia, França.
Em 06 de julho de 1953 seus restos mortais foram colocados no Mausoléu da Catedral de Petrópolis.
Por Janaina Silva