Pneumonia

Pneumonia é um tipo de infecção de um ou ambos os pulmões. Entenda os tipos, suas causas, sintomas, tratamentos e o que pode ser feito para evitá-la.

O que é Pneumonia?

continua depois da publicidade

Pneumonia é um tipo de infecção que abrange nos tecidos do pulmão e os sacos de ar microscópicos (alvéolos). Causada pela penetração de agentes infecciosos ou irritantes (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Portanto, esse espaço deve se manter limpo, isento de substâncias que sejam capazes de impedir o contato do ar com o sangue.

Tipos

Existem diversos tipos de pneumonia, dentre elas destacam:

continua depois da publicidade
  • Pneumonia viral: provocadas através da penetração do vírus no espaço alveolar, onde acontece a troca gasosa.
  • Pneumonia bacteriana: é a mais comum, causada por bactérias gram-negativas e contraída na comunidade, pela população geral.
  • Pneumonia química: causada pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como fumaça, agrotóxicos dentre outros produtos químicos.
  • Pneumonia por fungos: é a mais rara e também a mais agressiva, provocadas por fungos. Sendo comum em pessoas com doenças crônicas.

Causas

A pneumonia pode ser causada por bactérias, por fatores que envolvam mudanças bruscas de temperatura, assim como: inalação de produtos tóxicos, fumo, álcool, ar condicionado ou resfriados. Se dá quando o organismo está fraco, assim, as bactérias, fungos e vírus tomam conta do corpo, tornando muitas vezes essa doença letal se não cuidada corretamente. 

continua depois da publicidade

Sintomas

É importante identificar os sintomas de pneumonia desde o início, pois as possibilidades de curar e oportunidades de tratar-se está diretamente relacionada ao diagnóstico precoce da doença.

Os principais sintomas são febre (acima de 37,5° C), tosse seca ou com catarro de cor amarelada ou esverdeado, falta de ar, o paciente pode sentir dores no peito e no tórax ao respirar, mal-estar generalizado, fraqueza, suor intenso especialmente no período noturno, náuseas e vômito. Geralmente esses sintomas, são clássicos em adultos, em crianças e idosos podem alteram.

Em crianças a pneumonia bacteriana podem surgir com os seguintes sintomas: respiração acelerada, perda de apetite, dores abdominais. Já a pneumonia viral surge normalmente após uma gripe, apresentando dores de garganta, ouvido, cabeça e no corpo, além de coriza e espirros.

continua depois da publicidade

Em idosos, além dos sintomas clássicos dos adultos poderá apresentar: confusão mental, perda de memória e desorientação. 

Diagnóstico

Ao constatar-se qualquer sintoma de pneumonia, deverá consultar um clinico geral para realização de um exame inicial. Posteriormente será encaminhado para um especialista (pneumologista), que fará um exame mais detalhado, solicitando alguns testes como: exames de sangue, raio-x do tórax, oximetria de pulso, teste de escarro.

Acima de 65 anos poderá recomendar tomografia computadorizada e cultura de fluido pleural.

Contudo, o diagnóstico se resume ao exame clinico, com auscultação dos pulmões e radiografias de tórax.

Tratamentos

A efetividade do tratamento depende do uso de antibióticos, que costuma ocorrer num período de três ou quatro dias. Entretanto, em casos mais graves necessita do suporte de uma unidade de tratamento intensivo, podendo fazer-se necessária quando o paciente é idoso e manifestar febres e alterações clínicas, por exemplo: pressão arterial e função dos rins comprometida, e dificuldade de respirar em virtude da baixa oxigenação do sangue. 

continua depois da publicidade

Medidas preventivas

  • Não fumar e não consumir bebidas alcoólicas exageradamente;
  • Se usar ar-condicionado, procurar observar as instruções do fabricante e as condições adequadas para manutenção do aparelho;
  • Evitar expor a mudanças bruscas de temperatura;
  • Para o diagnóstico precoce de pneumonia, procurar o atendimento médico assim que identificar qualquer sintoma evidente, para reduzir as chances de complicações. 
Leia também

Concursos em sua
cidade