HISTÓRIA
Em 8 de dezembro de 1880 nasce na Alemanha, Joseph Humbertus Pilates. O criador do Pilates, filho de um ginasta premiado e de uma naturopata. Em 1894, aos 14 anos de idade, Joseph apresentava uma boa forma física depois de ter superado sua debilidade física.
Nesse mesmo período, buscou-se aprofundar seus conhecimentos na área de anatomia, medicina tradicional chinesa, dentre outros. Desse modo, foi possível descobrir e estudar diversos tipos de atividades físicas diferentes como musculação, Yoga, boxe, mergulho, kung fu e a ginástica.
Foi a partir daí, que Joseph teve a ideia de criar o Método Pilates para ajudar pacientes que tinham o mesmo problema que ele. Em 1914, durante a primeira Guerra Mundial utilizou os movimentos do Pilates para ajudar outras pessoas. Desta forma, o Pilates, passou a ser uma das atividades físicas mais procuradas pelas pessoas para fortificar, reabilitar e condicionar o corpo em diversos momentos do cotidiano.
O QUE É PILATES?
Pilates é uma prática composta por exercícios físicos e alongamentos que empregam o próprio peso do corpo na sua execução. É também uma forma de reeducação do movimento que permite trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental.
O Pilates visa trabalhar ao mesmo tempo diversos grupos musculares do corpo, por meio de movimentos suaves e contínuos, com enfoque na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos do abdômen, da coluna e da pelve.
Esse método objetiva focar na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revitalizado após a prática. Visto que, é uma mistura de treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros.
Neste tipo de exercícios, os movimentos priorizam o equilíbrio, assim, o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.
TIPOS DE PILATES
Nos exercícios de Pilates, a pessoa poderá escolher por dois tipos, sendo elas o Pilates Solo ou o Pilates em Aparelhos:
- Mat Pilates ou Pilates de Solo, é caracterizado pela utilização do próprio corpo ou de diversos acessórios no momento em que for realizar os movimentos. Por ser praticado sem a ajuda de aparelhos, oferecem uma maior variedade de desafios ao método.
- Pilates em aparelho, é caracterizado pela realização dos movimentos com o uso de aparelhos. Este, envolvem uma grande possibilidade de movimentos, todos eles realizados de uma forma rítmica, controlada, associada à respiração e correção postural como também é feito no Pilates Solo.
OS BENEFÍCIOS DO PILATES
Com a pratica Pilates, é evidente a observação de diversos benefícios para o corpo e para a mente, sendo eles:
- Alongamento do corpo todo;
- Tonificação e definição da musculatura;
- Melhoramento da postura;
- Fortifica a musculatura profunda do abdômen;
- Trabalha a percepção do corpo e da mente;
- Prevenção e recuperação de lesões;
- Redução do estresse e alivio das tensões;
- Coluna mais forte e flexível;
- Melhoramento da área de movimento das articulações;
- Melhoramento da circulação sanguínea;
- Melhor coordenação motora o equilíbrio;
- Correção de sobrecargas e alinhamento dos músculos;
- Aumento da mobilidade e a agilidade;
- Mantém a boa forma do corpo;
- Melhora o alto-estima;
- Pode ser praticado por qualquer pessoa;
- Contribui para uma boa noite de sono;
- Ajuda no tratamento de diversas patologias;
- Aumenta a resistência física e mental;
- Elimina as toxinas do corpo;
- Ajuda no controle do peso.
- Pode ser praticado por qualquer pessoa, sendo elas crianças, idosos, gestante e pessoas com deficiência física.
Por Berenice Nogueira Silva