Phrasal Verbs são expressões da língua inglesa formadas por um verbo e uma preposição ou por um verbo e um advérbio ou ainda formada por um verbo, uma preposição e um advérbio.
Antes de continuar com o assunto principal (os verbos frasais), vamos fazer uma rápida revisão sobre o que são verbos, advérbios e preposições, pois eles compõem nossos phrasal verbs.
- Verbs: indicam ação em uma frase. Exemplos: clean (limpar), close (fechar) ou cry (chorar).
- Preposition: serve para ligar termos em uma frase, de modo a manter a coerência dela. Exemplos: on (em), in (dentro), away (longe), down (em baixo), between (entre), above (acima) ou under (abaixo).
- Adverb: modificam ou alteram os verbos. Exemplo: patiently (pacientemente) ou carefully (cuidadosamente).
Os verbos frasais são expressões que modificam completamente o significado dos verbos, por isso, esta é uma matéria difícil de ser estudada. Quando o verbo vem acompanhado de uma preposição ou de um advérbio formando assim um phrasal verb, seu sentido será outro.
Geralmente os phrasal verbs vem acompanhados de on, in, at, up, give, get, take, entre outros.
Vamos ver três palavras básicas da língua inglesa: put, up e with. São palavras simples e que com certeza você sabe que elas significam colocar, pra cima e com, respectivamente.
Agora se elas vierem tudo junto numa expressão, o que elas significam?
Put up with: seria talvez “colocar algo pra cima com alguma coisa ou com alguém”? Não tem sentido algum esta frase.
A característica dos phrasal verbs é o fato deles darem um novo sentido ao verbo. Quando usamos “put up with” em uma frase, esta expressão tem como significado aguentar ou tolerar. Então a partir de agora você já poderá utilizar esta expressão em uma frase como They put up with a lot (Eles toleram muita coisa).
Veja este outro exemplo: Let’s check in before lunch.
Check in é um phrasal verb. Check significa verificar e in significa dentro. No entanto, a expressão check in não tem nenhuma relação com o verbo verificar. Seu significado é dar entrada em um hotel ou em um aeroporto.
Let’s check in before lunch significa “Vamos fazer o check in antes do almoço”.
É claro que este foi um exemplo fácil, afinal de contas o termo check in é utilizado no Brasil. Então vamos a outro exemplo.
Give up: give significa dar e up significa pra cima. Qual a relação de dar e pra cima? Nenhuma. Este verbo frasal significa desistir ou abandonar.
Exemplo: I gave up smoking two years ago. O significado desta frase é: Eu parei de fumar dois anos atrás.
Phrasal verbs separáveis e inseparáveis
Além de conhecer os phrasal verbs, você precisa ter em mente que eles podem vir separados em uma mesma frase. Apesar de na maioria das vezes eles serem uma expressão escrita junta, isso não é uma regra.
Inseparable Phrasal Verbs In English: são sempre escritos juntos, como nos exemplos abaixo:
- Look into: tem o significado de investigar: He promised to look into the new law (Ele prometeu investigar a nova lei);
- Get on: com o sentido de entrar em um trem, em um ônibus, etc. The bus was packed, but I was still able to get on. (O ônibus estava lotado, mas eu ainda assim consegui embarcar).
- Look after: tem o sentido de cuidar. Could you please look after my cat while I’m vacation? (Você poderia cuidar do meu gato enquanto eu estou de férias?).
Separable Phrasal Verbs In English: como o próprio nome já diz, os verbos frasais separáveis não vem em sequência na expressão, mas ainda assim são considerados phrasal verbs.
- Write (alguma coisa) down: tem o significado de escrever alguma coisa no papel. Ex.: His students write everything he says down. (Os alunos dele escrevem tudo que ele diz).
- Throw (alguma coisa) away: utilizamos para dizer que jogamos algo no lixo. Ex.: I threwthe headphones away because they were broken.(Joguei fora meus fones de ouvido porque eles quebraram).
- Pick (alguém) up: tem o sentido de buscar alguém de carro e largar essa pessoa em outro lugar. Ex.: The tour company will pick you up at the airport and take you to your hotel (A companhia de turismo irá buscá-lo no aeroporto e levá-lo ao seu hotel).
Como aprender Phrasal Verbs?
Existe a maneira certa e maneira errada de aprender essa complicada matéria do inglês. É complicada porque não tem regras ou fórmulas. Dessa forma, ou você aprende de maneira natural ou decora.
Por falar em decorar, a maneira errada de aprender os verbos frasais é através das complexas listas que existem espalhadas pela internet. Existem até mesmo dicionários com este tipo de expressão. É claro que este tipo de lista é importante, principalmente como fonte de consulta, pois você necessitará recorrer a elas para saber o seu significado.
Então qual o problema das listas? O problema está na decoreba. Muitas pessoas tentam “aprender” este tipo de expressão tentando decorar estas listas. Isso não funciona, pois, além de tornar o aprendizado do inglês muito chato, acaba fazendo com que você não se lembre na prática, ou seja, no momento da conversação.
Então qual a maneira correta de aprender os phrasal verbs?
É agindo naturalmente e deixando essas expressões fazerem parte do seu vocabulário. Para isso, leia normalmente seus textos e no momento em que se deparar com eles, recorra ao dicionário ou às listas. Estas expressões com o tempo, farão parte do seu vocabulário e você estará usando os phrasal verbs de forma natural.
Como forma de estudo, procura buscar os verbos frasais mais comuns e comece por eles. Entre os verbos mais utilizados estão: break, bring, carry, come, cut, do, fall, get, give, go, hold, keep e lay.