Paulo Coelho

Paulo Coelho é escritor, letrista e jornalista brasileiro, autor da obra mais vendida e traduzida no mundo: O Alquimista.

Paulo Coelho é um dos escritores mais conhecidos do mundo, autor do livro “O Alquimista”, um dos maiores fenômenos literários do século XX. O sucesso foi tão grande que chegou a ocupar o topo dos livros mais vendidos em 18 países.

continua depois da publicidade

Carioca, nascido em 24 de agosto de 1947, Paulo Coelho é filho de Pedro Paulo Coelho e Lígia Coelho. Abandonou o curso na Faculdade Cândido Mendes para ser hippie e viajar pelo mundo.

Trabalhou com Rita Lee, Elis Regina e Raul Seixas, com quem fez parcerias musicais, resultando nos grandes sucessos “Eu nasci há dez mil anos atrás”, “Gina”, “Al Capone”, e muitas outras composições.

Antes de ingressar no mundo da literatura, Paulo Coelho foi diretor e autor de teatro, diretor da companhia discográfica CBS e do jornal Express Underground, secretário de redação do jornal O Globo e fundador da revista 2001.

continua depois da publicidade

O despertar para a literatura

 Entre viagens pelo mundo e experiências com religiões orientais e sociedades secretas, destaca-se a peregrinação pelo Caminho de Santiago, na Espanha, em 1986.

Foi por causa dessa viagem que Paulo Coelho se despertou para a literatura, lançando “O Diário de um Mago – O Peregrino”. No ano seguinte, publica “O Alquimista”, livro que se tornou um best-seller, e que narra a trajetória de Santiago em busca de um tesouro.

Além de todos os elogios vindo de várias partes do mundo, incluindo de personalidades, como a cantora Madonna, “O Alquimista” foi adotado nas escolas de muitos países, como França, Brasil, Estados Unidos. E ainda serviu de inspiração a projetos musicais.

Paulo Coelho entrou para o Guiness Books of Records duas vezes: como autor que mais assinou livros em edições diferentes (Outubro de 2003, Feira do Livro em Frankfurt) e pelo livro “O Alquimista” (Outubro, 2008), por ter sido traduzido em 69 idiomas.

continua depois da publicidade

Ao lado da esposa e artista plástica, Christina Oiticica, fundou o Instituto Paulo Coelho, sem fins lucrativos e com financiamento dos direitos autorais do escritor para ajudar pessoas menos favorecidas.

Paulo Coelho também é Conselheiro Especial da UNESCO e membro da diretoria da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, que distribui um prêmio milionário a empreendedores sociais.

Principais obras de Paulo Coelho

    O Diário de um Mago (1987)
    O Alquimista (1988)
    Brida (1990)
    As Valkírias (1992)
    Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (1994)
    O Monte Cinco (1996)
    Veronika Decide Morrer (1998)
    O Demônio e a Srta. Prym (2000)
    Onze Minutos (2003)
    O Zahir (2005)
    A Bruxa de Portobello (2006)
    O Vencedor Está Só (2008)
    O Aleph (2010)
    Manuscrito Encontrado em Accra (2012)
    Adultério (2014)

continua depois da publicidade

O escritor recebeu diversos prêmios e condecorações, entre eles: Comendador da Ordem do Rio Branco (Brasil, 1998), Nelsen Gold Book Award for tee Alchemist (UK, 2004), Elle – Melhor Escritor Internacional (Espanha, 2008), entre outros.

Paulo Coelho ocupa a Cadeira de nº 21 da Academia Brasileira de Letras, recebido em 2002 pelo acadêmico Arnaldo Niskier.

Por Vania Ferreira

Leia também

Concursos em sua
cidade