Embora muitos já tenham escutado o termo pansexualismo, a sua definição correta ainda não é bem compreendida, por isso, essa palavra geralmente causa bastante confusão.
Uma das confusões que as pessoas fazem com relação ao indivíduo que se declara pansexual é a crença de que ele é bissexual, no entanto, a bissexualidade se trata da atração por dois sexos, já o pansexualismo diz respeito a atração por todos os gêneros.
Ainda não ficou claro para você? Então leia os tópicos a seguir e entenda mais sobre essa definição!
Definição de pansexualismo e pansexualidade
Pansexualismo é a teoria cujo seus princípios afirmam que todos os pensamentos, ações ou atividades psíquicas de uma pessoa estão fundamentadas na sexualidade ou instinto sexual.
A Psicanálise de Freud está baseada no pansexualismo. Freud é considerado como o pai intelectual da psicanálise, ela se trata de uma corrente terapêutica da psicologia, no qual aborda de forma filosófica a existência humana.
No ponto de vista da análise freudiana, a sexualidade possui um papel único e a prova dessa afirmação pode ser vista por meio das avaliações sobre o complexo de Édipo, Tânatos, libido ou Eros, tratando-os como impulsos ou instintos que estão incluídos na condição humana.
De acordo com Freud e a psicanálise em geral, tudo está associado com a sexualidade, à motivação, os desejos e os mecanismos de defesa.
A pansexualidade pode ser definida pela atração que um indivíduo sente por todos os tipos de pessoas, independente do seu gênero, sexo ou apresentação.
As pessoas que se definem como pansexuais não estão limitadas somente ao gênero feminino ou masculino, mas são atraídas por todas as diferentes formas de sexualidades, como, por exemplo, os transgêneros os intersexuais.
O prefixo “pan” tem origem grega e quer dizer “todos” ou “tudo”, dessa forma, a palavra pansexual significa todo sexo.
Mitos e preconceitos sobre a pansexualidade
Um dos mitos que envolvem a pansexualidade diz respeito ao indivíduo pansexual ser alguém que se sente atraído sexualmente por árvores ou animais, o que é um entendimento totalmente errôneo.
Esse mito se fixou no país quando o cantor Sergei, durante uma entrevista, falou que já havia se apaixonado por uma árvore. Contudo, imagina-se que isso foi uma irreverência do cantor. O indivíduo pansexual tem interesse e atração somente por seres humanos.
O pansexualismo também está envolvido em diversos preconceitos, alguns deles:
- Afirmação de que se trata apenas de um modismo: muitos veem a pansexualidade somente como uma moda, entretanto, esse termo existe desde 1990, quando as pessoas sentiram o desejo de indicar que há mais de dois gêneros.
- Pansexuais são pessoas confusas: esse entendimento trata-se de uma ignorância, pois diferente do que muitos pensam a sexualidade não está baseada em apenas dois extremos.
Pansexualidade e Bissexualidade
O indivíduo pansexual não faz discriminação sexual a ninguém, uma vez que este sente atração por qualquer outro ser humano.
O pansexualismo leva ao limite a bissexualidade. As pessoas que se declaram bissexuais consideram importante a sua preferência pelo gênero feminino ou masculino, já para o pansexualismo essa diferença entre homem e mulher não é importante.
Os transgêneros ou intersexuais estão mais propensos a se declararem como pansexuais, já que eles conseguem entender mais intimamente os diferentes níveis que existem entre os gêneros.
Contudo, essa escolha sexual não envolve somente os trans e os intersexuais. Os cisgêneros (pessoas que não são transgêneros) também podem se considerarem como pansexuais.
Se gostou do artigo não deixe de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais!
Por Aline Oliveira