Picasso foi um dos artistas mais conhecidos do século XX. Arrecadou fortuna graças ao seu talento. Saiba mais sobre a história da sua quase centenária vida neste artigo.
Nascimento
25 de outubro de 1881 foi a data em que Maria Picasso trouxe ao mundo Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santissíma Trindad Ruyz y Picasso, um nome tão grande quanto o seu talento. A cidade de Málaga, em Andaluzia foi o local de seu nascimento.
Lendas sobre seu nascimento
Existem algumas lendas acerca de seu nascimento e Picasso fazia questão de promover algumas, que, inclusive relatou-as a seus biógrafos. Uma delas é a que sustenta a história de que Picasso teria nascido morto e que a parteira teria dedicado atenção à mãe acamada.
No entanto, o médico Don Salvador o teria salvado de sua morte por asfixia soprando-lhe fumo de um charuto em sua face, o fumo fez Picasso suscitar através de um choro, em 25 de outubro às onze e quarenta da noite.
Origens de sua genialidade
Um dos mais conhecidos biógrafos de Picasso, Roland Penrose, dedicou-se a procurar, através de suas origens, a razão de seu talento e de seu apreço pela arte, algo que é comum para compreender um gênio.
Seu pai carregava vários indícios em sua geração. Era um desenhista e pintor. Entretanto, podia ser considerado de talento mediano.
Don José exercia seus simplórios trabalhos ao desenhar pombos que bailavam no céu da Plaza de la Merced, próximo a sua casa, não eram raras as vezes em que pedia ao filho − um exímio pintor −, que acabasse os quadros. Assim, Picasso já se mostrava um promissor pintor.
Primeiros anos de vida
Vivendo em Málaga, e sendo sustentado com o modesto salário do pai − que exercia o trabalho de conservar o museu e dar aulas de desenho na Escuela de San Telmo −, assim foram os primeiros dez anos de sua vida.
Uma oportunidade de ganhar uma maior remuneração foi o que fez seu pai levar a família para viver em Corunha, à beira do Oceano Atlântico.
Primeiros desenhos de Pablo Picasso
Os desenhos que Pablo esboçou em sua infância, retratavam as touradas. Sua primeira obra era um óleo sobre madeira, que ele desenhou aos oito anos e intitulou de: O toureiro. − Picasso protegeu este trabalho a vida toda e cada nova casa, ele levava a obra.
A morte da mulher destacada e fútil foi a segunda obra de Picasso, pintada alguns anos depois da primeira. Nele é nítido que expressa sua injuria em relação à mulher.
Pablo Picasso e sua vida escolar
O rendimento escolar era a preocupação maior de seu pai, mas não o privou de fomentar o talento do filho. Desenhar sempre fora a melhor forma que o filho encontrou de se expressar e de lançar ao mundo as impressões que ele tinha da vida. Recusando-se utilizar o ensino usual ele alfabetizou o próprio filho.
No ano de 1897, matriculou-se na prestigiada academia de artes espanhola, a Real Academia de São Fernando. Entretanto, foi acometido pela Escarlatina e volta à Barcelona no mesmo ano.
Pablo Picasso adota Paris como lar
Pode-se dizer que fora o momento de precariedade do artista, que trabalhava à noite e vivia de forma modesta. Porém, Paris foi também, o local onde Pablo Picasso conhecera seus parceiros vanguardistas: André Breton, Gertrude Stein e Guilherme Apollinare.
Depois de aproveitar a oportunidade de expor suas obras, Picasso consegue superar as dificuldades financeiras. Durante a II guerra Mundial, Picasso produzia escultura, gravação e cerâmica.
Obras de maior destaque de Pablo Picasso
- Les Demoiselles d’Avignon – 1907
- Guernica- 1937
- Velho Judeu e um menino -1903
- A tragédia -1903
- Café da Manhã de um homem cego
- Menino com um caximbo-1905
- A família acrobata
- A família de saltimbancos
- A Vida- 1903
- Autorretrato-1907
- Banhista sentada-1930
- Dora Mar com Gato-1937
- Maternidade-1901
- Natureza Morta com Crânios de Touros / 1942
Por: Érica Calefi