Quando falamos em bens de consumo o que vem a sua cabeça? Provavelmente, o que você imagina é que é algo que você possua para consumo próprio.
Bem, isso não está de todo errado, mas é algo que vai além disso. Os bens de consumo servem para o governo de um determinado país entender quais são os gostos da sua população, quais são as suas preferências e para onde destinam a maior parte do que ganham.
Isso também serve para empresas nacionais e empresas estrangeiras, assim como novos empreendedores que querem abrir um novo negócio.
Dessa forma eles sabem o que precisam vender, para quem vender e até mesmo em quais locais do país determinado produto tem mais vendas.
Os bens de consumo têm como foco a satisfação de um individuo ou grupo familiar, sendo feito para o consumidor final. No caso, produtos e materiais destinados a produção de um outro produto final não são considerados bens de consumo.
Classificação de bens de consumo
Os bens de consumo são classificados em 3 divisões principais, que são:
- Não duráveis;
- Semiduráveis;
- Duráveis.
Além disso existe a classificação de bens de consumo saciado. Essa classificação é destinada a produtos que são essenciais para as pessoas e que não visam uma satisfação pessoal e sim uma necessidade.
Entre os produtos dessa categoria, podemos citar em sua grande maioria alimentos básicos a todo ser humano, tais como:
- Arroz;
- Feijão;
- Açúcar;
- Água;
- Sal.
Todos os produtos desse gênero básico são considerados como ‘saciado’ e por isso não entram em nenhuma das outras 3 categorias.
1. Não duráveis
Bens de consumo não duráveis são aqueles que são utilizados de maneira imediata e não podem ser reutilizados posteriormente.
Boa parte deles são relacionados a alimentação, tais como:
- Chocolate;
- Café;
- Leite;
- Cigarro;
- Sorvete.
Esses alimentos e demais semelhantes não entram na classificação de ‘saciado’ pois não são considerados itens básicos para as pessoas. No caso não são alimentos fundamentais para a pessoa se manter alimentada e necessários para a sobrevivência.
2. Semiduráveis
Nessa categoria estão os produtos de média duração, que podem ser utilizados mais de uma vez, mas que em um período curto de tempo (em relação aos bens de consumo duráveis) ‘estragam’.
Alguns exemplos desses produtos são:
- Roupas;
- Calçados;
- Roupa de cama;
- Colchão.
3. Duráveis
Já os bens de consumo duráveis são todos os outros que não se encaixam em nenhuma das categorias anteriores.
Alguns exemplos desses produtos são:
- Carros;
- Motos;
- Maquina de lavar;
- Micro-ondas;
- Geladeira;
- Computador;
- Televisão.
Eletrodomésticos e eletroeletrônicos de uma forma geral se encaixam nessa categoria.
Imóveis não entram nessa categoria pois, assim como os bens de consumo saciado, são uma necessidade básica dos seres humanos.
Considerações finais
Se você é um empreendedor o ideal é estudar bem essa questão de bens de consumo, tanto no país de forma geral (caso for vender um produto pela internet), como na localidade onde você fará o empreendimento (no caso de vendas em local físico).
Essa pode ser a diferença entre o seu negócio dar certo ou ir a falência.
Por Vagner Neubert